Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE

Tenho recebido alguns contatos de brasileiros da área de supply chain e relendo meu post pré-imigração (aqui), acho que depois de 6 anos no mercado canadense, já estava na hora de fazer um update aqui.

Supply Chain

Pois bem, cheguei em 2009 e fui logo procurar alguma certificação para fazer (eles prezam bastante por certificações aqui no Canadá). Primeiramente, fiz o agora extinto NOW Program (post aqui) para me ajudar com a preparação do currículo e entrevistas. Logo em seguida fui para a Microskills fazer o programa SCAPE deles (ainda ativo e recomendado). Falei um pouco sobre ele neste post que fiz sobre a certificação CPIM. Em 2009, o governo custeava o primeiro módulo do CPIM (curso e prova).

Demorei 5 anos para concluir meu CPIM, fiz um módulo por ano, opção pessoal, pois já estava no mercado de trabalho e não tinha muito tempo para me dedicar, mas conheço pessoas que obtiveram a certificação em 6 meses… incrível isto.

Voltando lá no início da imigração, após 5 meses aqui no Canadá, consegui meu primeiro trabalho como Analista de Compras em uma empresa distribuidora de auto-peças. Fiquei lá somente 8 meses, pois recebi uma proposta melhor para ser Planejador de Materiais para uma empresa no ramo de cozinhas industriais (produzem para as grandes redes de fast-food). Após 10 meses, recebi a proposta para ir trabalhar em uma grande indústria de tecnologia e mais uma vez não me hesitei e fui correndo. Era uma proposta para gerenciamento de supply chain global. Este foi o emprego dos meus sonhos: era responsável pelo Planejamento de demanda e suprimentos de smart-phones para os sites de reparação em toda a América Latina e ainda trabalhava em alguns projetos mundiais. Era muito legal ver toda aquela logística e trabalhar em grandes projetos que envolviam diversos profissionais de várias áreas em todo o mundo. A grande questão era que a empresa ficava em uma cidade a uns 60kms de Mississauga e fiquei quase 2 anos fazendo este commute (post sobre carpooling). Quando estávamos pensando em comprar uma casa por aquelas bandas, a empresa começou a ir muito mal e a demitir em massa. Resolvi segurar a onda e antes de qualquer coisa, comecei a procurar alguma outra oportunidade. Eis que surgiu uma proposta na minha atual empresa, que é especializada na produção de trens e aeronaves, para ser responsável pelo planejamento de materiais para a América do Norte para a demanda de peças de reposição dos clientes que possuem produtos da marca. E eis que estou nesta empresa há 3 anos.

Então, durante esses 6 anos tive a oportunidade de conhecer um pouco dos mercados automobilístico, de tecnologia e transporte. A concorrência é grande sim entre os profissionais de supply chain, mas existe algumas certificações que acabam diferenciando alguns profissionais e o bom e velho networking é super importante. Eu acabo de concluir minha certificação CSCP da APICS e recomendo.

Foram 4 empresas em 6 anos e sempre digo que a melhor maneira de procurar um novo emprego, é estando empregado. A primeira porta a se abrir, normalmente demora um pouco mais (há exceções, claro) mas as oportunidades estão disponíveis para aqueles que são persistentes.

Abaixo uma lista de certificações que eu acho relevante comentar e indicar:

CPIM – Certified in Production and Inventory Management. Certificação que abrange temas ligados à gestão de produção e gestão de estoque. Fiz um post somente sobre a certificação.

CSCP – Certified Supply Chain Professional. Certificação mais abrangente dentro da cadeia de suprimentos que destaca áreas de Supply Chain Design, Planning and Execution, Improvements and Best Practices. É muito conteúdo em um certificado só, e muitas vezes eles não aprofundam muito, mas se você já é do ramo, vai perceber que não tem nenhum segredo.

Tanto o CPIM quanto o CSCP são certificados da APICS, uma associação super respeitada e recomendada na América do Norte.

CIFFA CertificateCanadian International Freight Forwarders Association. Para obter o certificado, é necessário fazer pelo menos 2 cursos: International Transportation and Trade e Essencials of Freight Forwarding. Este certificado é mais voltado para quem quer trabalhar com trâmites alfandegários e comércio exterior. Detalhes no site da CIFFA.

CCLP Certificate – CITT-Certified Logistics Professionals. Ideal para os profissionais de logística que trabalham com transporte de cargas. Para obter a certificação é necessário completar 5 cursos on-line, ser graduado e ter pelo menos 5 anos de experiência na área. Todos os detalhes no site da CITT (Canadian Institute of Traffic and Transportation).

SCMP (Antigo CPP) – Supply Chain Management Professional. Apesar do curso abranger diversas áreas da cadeia de suprimentos é a certificação mais recomendada para os profissionais de compras. Todos os detalhes no site da SCMA Ontário, mas já adianto que esta é a certificação mais cara de todas que citei.

Vou ficando por aqui, pois o post ficou enorme. Se tiver alguma dúvida ou algo a completar, deixem comentários aí embaixo J.

Esta entrada foi publicada em Educação, Estudos, Trabalho. ligação permanente.

4 respostas a Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE

  1. Márcio Leandro diz:

    Legal Cris! É sempre bom ficar sabendo dessas coisas. Valeu!

  2. Augusto diz:

    Olá, tudo bem? Parabéns pelo conteúdo publicado.

    Estou planejando mudar com a familia para vancouver em 2017 ou início de 2018.

    Tenho 30 anos e sou profissional da área de Supply chain há 9 anos e hoje ocupo o cargo de Gerente de compras e novos desenvolimentos. Tenho formação em ADM e MBA em Supply Chain pela FGV, e tenho inglês em um nivel muito próximo ao fluente, pois morei 1 ano nos Estados Unidos e trabalho em uma empresa Multinacional, onde pratico quase que diariamente o inglês.

    Estou focando em tirar minha certificação CSCP até maio de 2017 e gostaria de saber se isso irá abrir portas para tentar algo direto em minha área quando chegar ao Canadá, ou se precisarei fazer outros curso de adaptação.

    você tem alguma dica específica tratando sua grande experiencia em diversas áreas de SC no canadá?

    Grande abraço.

  3. Gabriela Muniz diz:

    Oi Cris, tudo bem? estou muito feliz de achar seu blog! Sou da área de supply chain no Brasil e estava preocupada como faria para trabalhar na área em Ontario. Vi alguns cursos no modelo extensão na University of Toronto de 3 modulos e um curso mais longo da Humber. Voce acha melhor buscar mais focado no CPIM? o mercado prefere? obrigada!!

  4. Mayara diz:

    Boa tarde Cristiano.
    Estou indo fazer um master em Supply Chain e Logística na Espanha e após isso pretendo buscar emprego no Canadá. Parece que um desses cursos que você cita são uma boa opção para tentar me inserir no mercado canadense.
    Não possuo muita experiência na área, pois sou recém formada.
    Você acha que seria uma boa tentar no Canadá? Ainda existem muitas oportunidades nessa área?
    Obrigada e parabéns.

Deixe uma Resposta

