Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE

Tenho recebido alguns contatos de brasileiros da área de supply chain e relendo meu post pré-imigração (aqui), acho que depois de 6 anos no mercado canadense, já estava na hora de fazer um update aqui.

Supply Chain

Pois bem, cheguei em 2009 e fui logo procurar alguma certificação para fazer (eles prezam bastante por certificações aqui no Canadá). Primeiramente, fiz o agora extinto NOW Program (post aqui) para me ajudar com a preparação do currículo e entrevistas. Logo em seguida fui para a Microskills fazer o programa SCAPE deles (ainda ativo e recomendado). Falei um pouco sobre ele neste post que fiz sobre a certificação CPIM. Em 2009, o governo custeava o primeiro módulo do CPIM (curso e prova).

Demorei 5 anos para concluir meu CPIM, fiz um módulo por ano, opção pessoal, pois já estava no mercado de trabalho e não tinha muito tempo para me dedicar, mas conheço pessoas que obtiveram a certificação em 6 meses… incrível isto.

Voltando lá no início da imigração, após 5 meses aqui no Canadá, consegui meu primeiro trabalho como Analista de Compras em uma empresa distribuidora de auto-peças. Fiquei lá somente 8 meses, pois recebi uma proposta melhor para ser Planejador de Materiais para uma empresa no ramo de cozinhas industriais (produzem para as grandes redes de fast-food). Após 10 meses, recebi a proposta para ir trabalhar em uma grande indústria de tecnologia e mais uma vez não me hesitei e fui correndo. Era uma proposta para gerenciamento de supply chain global. Este foi o emprego dos meus sonhos: era responsável pelo Planejamento de demanda e suprimentos de smart-phones para os sites de reparação em toda a América Latina e ainda trabalhava em alguns projetos mundiais. Era muito legal ver toda aquela logística e trabalhar em grandes projetos que envolviam diversos profissionais de várias áreas em todo o mundo. A grande questão era que a empresa ficava em uma cidade a uns 60kms de Mississauga e fiquei quase 2 anos fazendo este commute (post sobre carpooling). Quando estávamos pensando em comprar uma casa por aquelas bandas, a empresa começou a ir muito mal e a demitir em massa. Resolvi segurar a onda e antes de qualquer coisa, comecei a procurar alguma outra oportunidade. Eis que surgiu uma proposta na minha atual empresa, que é especializada na produção de trens e aeronaves, para ser responsável pelo planejamento de materiais para a América do Norte para a demanda de peças de reposição dos clientes que possuem produtos da marca. E eis que estou nesta empresa há 3 anos.

Então, durante esses 6 anos tive a oportunidade de conhecer um pouco dos mercados automobilístico, de tecnologia e transporte. A concorrência é grande sim entre os profissionais de supply chain, mas existe algumas certificações que acabam diferenciando alguns profissionais e o bom e velho networking é super importante. Eu acabo de concluir minha certificação CSCP da APICS e recomendo.

Foram 4 empresas em 6 anos e sempre digo que a melhor maneira de procurar um novo emprego, é estando empregado. A primeira porta a se abrir, normalmente demora um pouco mais (há exceções, claro) mas as oportunidades estão disponíveis para aqueles que são persistentes.

Abaixo uma lista de certificações que eu acho relevante comentar e indicar:

CPIM – Certified in Production and Inventory Management. Certificação que abrange temas ligados à gestão de produção e gestão de estoque. Fiz um post somente sobre a certificação.

CSCP – Certified Supply Chain Professional. Certificação mais abrangente dentro da cadeia de suprimentos que destaca áreas de Supply Chain Design, Planning and Execution, Improvements and Best Practices. É muito conteúdo em um certificado só, e muitas vezes eles não aprofundam muito, mas se você já é do ramo, vai perceber que não tem nenhum segredo.

Tanto o CPIM quanto o CSCP são certificados da APICS, uma associação super respeitada e recomendada na América do Norte.

CIFFA CertificateCanadian International Freight Forwarders Association. Para obter o certificado, é necessário fazer pelo menos 2 cursos: International Transportation and Trade e Essencials of Freight Forwarding. Este certificado é mais voltado para quem quer trabalhar com trâmites alfandegários e comércio exterior. Detalhes no site da CIFFA.

CCLP Certificate – CITT-Certified Logistics Professionals. Ideal para os profissionais de logística que trabalham com transporte de cargas. Para obter a certificação é necessário completar 5 cursos on-line, ser graduado e ter pelo menos 5 anos de experiência na área. Todos os detalhes no site da CITT (Canadian Institute of Traffic and Transportation).

SCMP (Antigo CPP) – Supply Chain Management Professional. Apesar do curso abranger diversas áreas da cadeia de suprimentos é a certificação mais recomendada para os profissionais de compras. Todos os detalhes no site da SCMA Ontário, mas já adianto que esta é a certificação mais cara de todas que citei.

Vou ficando por aqui, pois o post ficou enorme. Se tiver alguma dúvida ou algo a completar, deixem comentários aí embaixo J.

Esta entrada foi publicada em Educação, Estudos, Trabalho. ligação permanente.

Uma resposta a Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE

  1. Márcio Leandro diz:

    Legal Cris! É sempre bom ficar sabendo dessas coisas. Valeu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s