“Só faltou a Luísa que está lá no Brasil…”

De agosto de 2014 a junho de 2015 tivemos o privilégio de ter minha irmã caçula morando aqui nas terras geladas com a gente. Após 3 meses da chegada dela aqui fizemos esse post aqui, e agora já se passaram 3 meses (na verdade, 4 meses desde que escrevi o post e não publiquei :)) que ela voltou pro Brasil e achamos que seria legal ter um post novo contando a experiência de uma estudante internacional de 13 anos, no ponto de vista dela. Veja aí abaixo o depoimento dela:

“Sobre a minha estadia no Canadá tenho muito a dizer, mas vou tentar resumir o máximo possível. Quando cheguei fui muito bem recebida pela minha irmã e meu cunhado. Não gostei muito da data em que fui porque naquele dia fazia quatro anos que minha vó havia morrido.

Tive tempo suficiente para me preparar para a escola e emocionalmente para mudança de vida. Mas, acho que não foi o suficiente…quando cheguei do meu primeiro dia de aula (2 de setembro de 2014), descobri que nem contar de um até dez eu sabia, e me senti muito sozinha. Graças a Deus, eu encontrei a Tashmi, uma garota de Scarborough (Canadá) que se tornou minha melhor amiga e mais, me ajudou no início do ano letivo. Ao decorrer do ano fiz novos amigos que me ajudaram muito assim como a Aline, Cris e Manuela, sendo eles Anissa, Sania, Vicky, Jide e Muhammad.

Sobre minhas dificuldades, a pior delas era me acostumar com a escola. Tudo era diferente: as pessoas, a comida, as classes, os professores, os colegas, os horários e etc… Em dezembro, meu inglês já tinha melhorado bastante, e parece que o meu cérebro mudou automaticamente do português para o inglês. Comecei a falar inglês em casa com os amigos da igreja e até sonhar em inglês.

 Foi quando eu tinha me acostumado que comecei a falhar na escola, mas me recuperei logo. Em março foi uma correria, depois que voltei do Brasil (fizemos uma viagem de duas semanas pro Brasil) tive que recuperar com um monte de matéria e estava louca para ir a Montreal no final de ano letivo com meus colegas. Só se falava nisso, até que o grande dia chegou. Eu estava cansada, tinha viajado muito e não conseguia parar de pensar na minha volta ao Brasil, que infelizmente estava perto. Minha mãe já havia chegado com suas amigas que aliás foi um prazer estar com elas. Me diverti muito em Montreal e em todos os outros lugares que fomos, mas era hora de dizer adeus. No dia 26 de junho, meu último dia de aula, chorei muito ao lado de minhas amigas e me despedi com muita tristeza no coração.

Fui embora no dia 29 de junho de 2015 e até hoje não me arrependo de ter sofrido com inglês de ser muitas vezes rejeitada e por ter falhado, por que hoje só consigo me lembrar dos momentos com meus amigos, das risadas da Manuela, das músicas que eu e o Cris cantávamos no carro, da santa paciência da Aline e das conquistas que fiz. “Olhar para o passado com gratidão, e para o futuro com esperança – Pr. Estevam Fernandes” By Luísa 

luisa

Luísa é uma mocinha muito inteligente, proativa e comunicativa e como em todo lugar que ela passa, deixou aqui pessoas que se tornaram grandes admiradores  dela: professores, bibliotecária, vizinhos e etc. Com uma incrível capacidade de se adaptar a qualquer lugar, se deu tão bem na escola e com a nova cultura que não queria ir embora quando esse momento chegou. Mas como ‘tudo que é combinado não sai caro’, ela sabia que precisava voltar.

Hoje, está já fazendo as provas finais do oitavo ano no Brasil e o gostinho de ‘quero mais’ permeia na vida dela e as nossas.

Luísa (não posso mais te chamar de Xuxu!! Vc já tem quase 14 anos!!), you’ll always be welcome in our house and lives!! We love you!!

Beijinhos, Lininha

Esta entrada foi publicada em Estudos, Familia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

