Mês 6 – Projeto Gourmet – Culinária portuguesa

A comunidade portuguesa em Toronto é bastante grande e daria para passar o ano todo somente indo nos diversos restaurantes, churrasqueiras (churrasqueira mesmo e não churrascaria) e padarias portuguesas. O mês de Junho foi super corrido, pois tivemos visitas do Brasil (muito bom receber visitas da terrinha), com isto não conseguimos ir a vários lugares que gostaríamos.
Flag_of_Portugal.svgMas uma coisa é certa, o frango português com batata parisiense e arroz é o prato mais famoso deles por aqui (Portuguese Chicken). Este prato ainda vem acompanhado do molho de pimenta Piri-Piri. Aqui no trabalho muitas vezes temos almoço corporativo e este prato é um dos favoritos da galera.

img_6788

Um dos restaurantes mais conhecido dos portugueses é a churrasqueira Bairrada. São 3 localidades em Toronto e 1 em Mississauga, e foi lá que fomos nos aventurar.

Aline pediu um tradicional bacalhau grelhado com batata e vegetais:

IMG_6461 (2)

Prometo tentar melhorar na qualidade das fotos🙂

E eu pedi um Bife a Casa. É um bife marinado em um molho parecido com o molho madeira e depois grelhado. Eles servem o bife coberto em batatas chips e um ovo frito (bom demais).

IMG_6462 (2)

As porções deles geralmente são grandes e além dos pratos que pedimos, a culinária deles é repleta de frutos do mar (incluindo as famosas sardinhas) e carnes.

As padarias portuguesas também são super populares e famosas em Toronto, já fomos à Caldense e na Nova Era. Ambas muito boas e com uma variedade grande de produtos. Além do mais, eles têm uma área onde você pode se sentar e pedir um sanduiche, café ou doce. Destaque para o sandwiche “Prego” e para o pastel de Belém.

06_pastelbelem_b

Pastel de Belem

Sandwich Prego

Sanduiche Prego

E para fechar, outro local português que vamos quase todos os meses é o supermercado Távora em Mississauga. Eles vendem diversos produtos brasileiros (pão de queijo, guaraná, farofa, picanha) e gostamos bastante principalmente das carnes deles (eles têm um açougue estilo brasileiro).

Esta entrada foi publicada em Comida, Projeto Gourmet. ligação permanente.

5 respostas a Mês 6 – Projeto Gourmet – Culinária portuguesa

  1. Romulo diz:

    Ó pá! ter produtos da terrinha e da nossa terra tão perto de casa é bom demais!! Valeu pelas dicas!

    • Cristiano diz:

      Ola Romulo, escrevi bem pouco aqui sobre onde encontrar produtos do Brasil (nao era o objetivo do post). A lista eh grande, principalmente em Toronto. Dah uma pesquisada pois outros brasileiros ja fizeram posts mais detalhados sobre isto🙂 abs

      • Romulo diz:

        Olá Cristiano,

        sim já pesquisei sobre outros mercados com itens brasileiros e indicaram o Nosso Talho😉

        Gostei do seu post pois sou amante da culinária portuguesa (meu pai é portuga, então ó pá, fui criado no azeite hahahaha)

        Abraços,

  2. Ana Vidal diz:

    Olá,
    Bom, este post é mais uma dica de sobrevivência para uma portuguesa, como eu, que ama as delicias culinárias do meu país, então quando for para Toronto as saudades não vão ser tão apertadas. Vamos combinar, nós portugueses, e vocês brasileiros, estamos habituados a uma culinária bem diferente que a dos norte americanos, então as saudades daquela comidinha devem bater quando estamos longe de casa.
    Me permite só te corrigir, na família dos frutos do mar a sardinha não entra, frutos do mar são as delicias do mar(não sei como se diz no Brasil), e mais alguns que não são peixe e não são bem marisco. Sardinha entra na família dos peixes, assim como o nosso amigo bacalhau.
    Para a próxima que for a um restaurante português, experimente comida alentejana (migas e açordas) e vai sair com gosto de quero mais.🙂
    Cumprimentos,
    Ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s