Mês 5 – Projeto Gourmet – Culinária indiana

Calcutá, Diwalli, Holi, Bombai, Curry, Gandhi, Garam Masala,Taj Mahal. Se você reconheceu algumas dessas palavras citadas, você já pode imaginar qual cozinha nós experimentamos este mês: indiana.

Depois de conhecermos tantos indianos aqui no Canadá, não podíamos deixar de conhecer um pouco dessa culinária tão famosa. Já havíamos experimentado algumas comidas, tipo as samosas, que parecem um pastel assado, mas com muuuito mais temperos (e pimenta!). E o mais interessante: aqui em casa usamos o arroz indiano (Basmati). É o arroz que mais se assemelha com o nosso brasileirinho.

Não tem como falar da culinária indiana sem falar das ervas e especiarias. Elas estão tão presentes na comida diária dos indianos que um prato pode chegar a ter mais de 12 tipos de ervas. As mais comuns são: gengibre, coentro, açafrão, cardamomo, garam masala, cominho, curry, alho, cebola, iogurte (não é erva, mas muito usado), hortelã.

INDIA fotos

Ervas & Especiarias

Se você gosta de uma comida mais “neutra”, a indiana provavelmente não é sua praia. Os pratos são bem ricos e ocorre uma explosão de sabores na sua boca. Eu tive um pouco de difculdade de identificar os sabores, por não conhecer muito as ervas usadas. Confessso que tive uma surpresa ao experimentar o primeiro e tão famoso prato Butter Chicken. Achei bem saboroso e repeti no final🙂. A questão é que você se sente meio pesado depois, tipo como quando comemos aquela feijoada…

Só uma pincelada sobre o país: é o segundo país mais populoso do mundo; fica localizado na Ásia Meridional; é onde existe a maior concentração de vegetarianos no mundo.

No primeiro restaurante, o 5th Element escolhemos os seguintes pratos:

Entradas
♥ Samosas de vegetais e batatas – já expliquei aí emcima, são tipo pastéis assados recheados
♥ Sheek Kabab de carneiro – o carneirinho no espeto – hummmm!!!!

INDIA fotos2

Samosas & Sheek Kabab

Pratos principais

♥ Frango de manteiga (Butter Chicken) – pedaços de frango marinados em iogurte, assados no forno e misturados em um molho de tomate com temperos indianos (todos os que você imaginar!), e claro, manteiga. Existe vários sites com receitas, então, só digitar no pai Google que você encontra um monte de versões.
♥ Tikka Masala de carne – Nessa versão, carne de boi ao molho de tomate com vários temperos e cebolas e pimentões.

Acompanhamentos
♥ Arroz Basmati – arroz purinho, como o nosso brasileirinho
♥ Pão Naan de alho e o tradicional – é um antigo e típico pão indiano, com receita à base de trigo, podendo servir de acompanhamento a qualquer refeição. O pão é assado em um tandoor e possui um formato peculiar, sendo circular e achatado. (Fonte: Wikipedia)

INDIA fotos3

Butter Chicken, Tikka Masala & Pão Naan

Sobremesas

♥ Sorvete de Pistachio com pétalas de rosa (Rose Gulkand) – Bem interessante e saboroso. Ele vinha com amêndoas também e dava aquele ‘Crunch!’
♥ Mousse de manga (Mango Lassi) – a nossa única decepção. Imaginávamos algo mais consistente, mas quando chegou na nossa mesa, era uma versão suco de manga com iogurte e cardamomo. Ele sobrou no copo… tadinho. Não era ruim, mas também não apeteceu nossos paladares.

Sorvete de pistachio & Lassi de manga

Sorvete de pistachio & Lassi de manga

No segundo restaurante, o Nirvana, foi uma indicação de um colega do Cris. Esse foi mais conveniente por ser aqui em Mississauga mesmo. Vale a pena dizer que ambos os restaurantes possuem uma decoração bem característica e bonita e também excelente atendimento.

INDIA fotos8 INDIA fotos7

Os pratos selecionados foram:

Entrada
♥ Chat Papri – Não sei descrever nada parecido na culinária brasileira. São fatias finas de uma torrada de farinha cobertas com lentilhas, pedaços de batatas, grão-de-bico e molhos de chutney (agridoce) e iogurte
♥ Peixe frito empanado – não precisa de explicação, né? Pra quem não é muito fã da culinária indiana, uma ótima pedida – esse foi o caso da Luísa.

Chat papri & Peixe frito

Chat papri & Peixe frito

Pratos principais
♥ Lamb Bhuna – carneiro marinado e assado no forno Tandoor com um molho picante (‘tava’ bem gostoso, porém, um pouco mais picante do que eu gosto)
♥ Arroz biryani – pensa numa galinhada indiana. Pronto! Esse é o arroz biryani. Eles usam o arroz basmati como base e juntam vários outros ingredientes e temperos na mesma panela. E claro, um ‘cadinho’ de pimenta. A proteína você pode escolher: frango, carneiro ou carne de boi. O tchan do biryani é que ele veio servido numa panela de ferro charmosa e coberto por uma massa tipo do pão sírio. Fofoca: Cris havia escolhido outros prato, mas quando viu o biryani chegando na mesa do lado, logo chamou a garçonete e resolveu trocar seu pedido… Olho gordo!! Outra coisa, é que a Luísa disse que todas as vezes que tem Potluck (ajunta panelas) na sala dela, os asiáticos levam biryani e faz o maior sucesso

INDIA fotos6

Biryani, Lamb Bhuna, Pão Naan & Arroz Basmati

Nesse restaurante, tínhamos como ver o Chef preparando os alimentos através de uma parede de vidro entre o salão e a cozinha. Cris e Manu foram lá de curiosos e o que descobriram foi  o famoso (e pra gente novidade) forno Tandoor. Com a ajuda do amigo Google, descobri que esse forno de barro de origem milenar é muito típico na Índia. Além de se assar as carnes que ficam bem suculentas, também se assa o Naan, que é um pão sírio inchado que é bem gostosinho.

INDIA fotos1

Forno Tandoor

Porções generosas em todos os pratos. Trouxemos pra casa o ‘restô-dontê’😉

Esta entrada foi publicada em Comida, Projeto Gourmet. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s