Projeto Gourmet – Mês 4 – Culinária Turca

Este mês o país escolhido para o nosso projeto gourmet é super especial: Turquia. Especial pois já estive na Turquia por 2 vezes (2001, bem na época do 11 de Setembro e em 2008) e posso dizer que a culinária deles é muito muito boa. A Turquia foi o segundo país que conheci fora do Brasil e guardo um carinho especial pelos turcos, pois trabalhei diretamente com eles por 8 anos.

bandeira-da-turquia

Só de escrever este post, já deu muita vontade de ir novamente para a Turquia e conhecer os milhares de lugares que ainda não conheci. Escrevi bem pouquinho aqui no blog sobre as minhas viagens para a Turquia, mas os posts estão aqui, aqui e aqui (foram viagens a trabalho e não tive muito tempo para turistar).

Mas vamos ao que interessa. A culinária turca não é muito difundida em Toronto, porém não nos faltaram opções para escolher restaurantes e cafés. Há alguns anos atrás, já tínhamos ido ao Anatolia Restaurant e resolvemos voltar por ter uma localização mais próxima a Mississauga.

 O restaurante tem um atmosfera super agradável, limpa e acolhedora. Nosso garçom turco até nos presenteou no final com chaveiros de “olho turco” (leia aqui sobre o famoso “olho turco”). Destacando que como cristãos não acreditamos nestes “amuletos”, mas foi simpático da parte dele.

Turquia

 De entrada pedimos Lahmacun (vem do aramaico que quer dizer carne com massa). Pelo que pesquisei este prato é conhecido na Europa como Pizza Turca. O prato nada mais é do que um pão de massa lêveda com uma fina camada (fina mesmo) de carne moída, cebola e tomate. Nos foi servido também um pão turco (acho) com húmus.

IMG_20150419_133015 (2)

De Prato principal eu pedi Iskender Kebab. Um dos pratos mais tradicionais da culinária turca (e meu prato favorito da culinária deles) O prato é composto de uma camada de pão pide por baixo, com fatias de carne de carneiro e manteiga quente derretida por cima (em alguns restaurantes na Turquia eles deixavam para trazer a manteiga fervendo a mesa e servem na sua frente), acompanhado de iogurte natural e legumes (no caso tomate e pimentão).

IMG_5426 (2)

Iskender Kebab

Aline pediu o Anatolia Mix Plate, que é uma combinação de vários pratos do restaurante como frango grelhado no espeto (shish kebab), Kofte (prato também super popular da culinária turca que são vários tipos de carnes triturados e feitos bolinhos ou colocado no espeto e grelhado).

Anatolia Mix Plate

Anatolia Mix Plate

Luísa pediu um peito de frango sauté (Coban Kavurma) ao molho de azeite, cebola, alho, tomate, pimenta verde e do reino, orégano com arroz branco e salada.

IMG_5421 (2)

De sobremesa pedimos um Asure ou “Noah`s Puddim” = “pudim de Noé”. Contam que quando a arca de Noé atracou no monte Ararate, a família de Noé celebrou fazendo este prato com os ingredientes que tinham sobrado (basicamente grãos, frutas secas e sementes). Esta sobremesa até hoje é super comum na Turquia e principalmente em certas datas do calendário islâmico.

Turquia2

Asure

Para completar pedimos um café e chá turcos. O chá turco é uma tradição antiga do país e até mais consumido do que o café. Quando for visitar lojas ou mercados na Turquia, muito provavelmente eles irão te oferecer este chá (parecido com o black tea). Já o café turco posso dizer que é somente para os fortes rsrsrs. O café não é coado e deve-se esperar um tempo para que o pó desça e se “assente” no fundo da xícara. Muito forte para o meu paladar.

Turquia1

Outro lugar para experimentar a cozinha turca em Toronto é o Istanbul Cafe & Espresso Bar, que fica na Eglinton East e Yonge. Vale conferir.

Esta entrada foi publicada em Comida, Projeto Gourmet, Toronto. ligação permanente.

Uma resposta a Projeto Gourmet – Mês 4 – Culinária Turca

  1. Paty diz:

    Tenho muita curiosidade de conhecer essa culinária, porém receio que não vá me agradar de tudo, mas não vou perder a oportunidade se um dia me aparecer.
    http://patricionico.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s