Terra Nostra – Culinária Italiana – Mês 2

Ok. Tô atrasada com o post porque era pra ter sido postado no final de fevereiro e meu maridinho está bravo comigo por causa do atraso. Mas vamos colocar a culpa no mês de fevereiro, afinal, ele só tem 28 dias, ou então na internet que não funcionou por dois dias aqui em casa ou nas malas de viagem que eu estava a fazer. Podemos escolher em quem colocar a culpa…hehehe.

Vamos ao que interessa. Esse mês escolhemos minha culinária predileta: italiana!! Massas, massas e massas!!! Amo muito! A culinária italiana é bem conhecida e apreciada no mundo inteiro, então não preciso ficar entrando em detalhes. Aqui em casa sempre rola algum tipo de macarrão, seja formato lasanha, penne, espaguete, conchinha, gravatinha e por aí vai. Além de serem pratos deliciosos, são no geral rápidos e fáceis de fazer e cada pessoa tem seu ‘segredinho’ de fazer um belo molho – vermelho ou branco – que faz toda a diferença na hora de por na mesa.
Mas nem só de massas vive a culinária italiana. Tem também os queijos, vinhos, pães, cafés e sobremesas. Até hoje não sei como ainda não fui visitar esse país.

Aproveitamos o Winterlicious que é um evento onde vários restaurantes fazem cardápios a preços especiais e visitamos dois restaurantes novos. O terceiro já é um velho conhecido nosso.

O primeiro restaurante foi o Archeo. Esse restaurante fica numa localização privilegiada, na Distillery District que é uma região em Toronto onde há muitos anos atrás funcionava uma destilaria e hoje abriga restaurantes, butiques e bares.

Fotos Italia1

O prédio do restaurante é todo estilo rústico com tijolos à vista e piso de cimento queimado. Então, antes mesmo de você começar a comer, já valeu a pena ter ido lá.

Fotos Italia

O cardápio do evento é bem restrito na maioria dos restaurantes, então como estávamos em 4 (eu, Cris, Manu e Luísa – embora Manu não experimentou nada por conta dela…rs), pudemos saborear de quase todos os pratos. Era um troca-troca, enfia colher e garfo no prato do outro sem fim.

Na entrada pedimos Sopa Minestrone (vegetariana), Salada César  e Bruschetta com tomates e queijo. Tudo bem gostoso. A sopa então, delícia! E olha que eu adoro uma carninha!

Fotos Italia2

Como prato principal, escolhemos Sanduíche de frango a parmegiana, Sanduíche de carne Angus e um ‘Flatbread’ Margherita. Como optamos por ir no horário de almoço, as opçoes são mais, digamos, singelas, e todas eram um tipo de sanduíche, porém com um toque especial. Mesmo estando todos os pratos gostosos, fiquei um pouco decepcionada quando vi que não tinha nenhum tipo de massa-macarrão no cardápio de almoço… mas as sobremesas me surpreederam.

Fotos Italia3

Maçã caramelizada com mel, uma espécie de pudim de chocolate e o meu predileto: Crème Brulee de Tiramisu! Uau! Divino!! Eu amo crème brulee, mas não é todo lugar que sabe fazer um que se preze. Como a Luísa não é muito fã de doces em geral, comi o meu e o dela🙂

Fotos Italia4

Nosso segundo restaurante foi o Toula. Localização privilegiada também, mas um estilo totalmente diferente do anterior. Esse fica no alto do prédio do Westin Harbour Castle Hotel com vista pra cidade de Toronto e a ilha. Super bacana. No dia que a gente foi estava meio nublado:/ mas ainda assim deu pra ver o skyline lá de cima.

T7

Em questão de comidinha, vamos lá. De entrada, fomos de Carpaccio de Salmon, Polenta com Champignon ao molho de vinho e Salada com Presunto de Parma, alface, nozes e outras coisinhas.

Fotos Italia5

De prato principal, saboreamos um frango crocante com espinafre, passas e castanhas; o outro foi um raviolli com espinafre e queijo e o mais gostoso (meu prato, diga-se de passagem) foi um nhoque genuíno com molho de tomate fresco e muçarela de búfala. Humm!! Delicinha.

Fotos Italia6

Nas sobremesas, adivinhem só! Fui de crème brulee de novo!! Tava gostoso, mas o anterior era mais saboroso. Cris optou por um cheesecake de cappuccino com frutas vermelhas e a Luísa foi no tradicional e gostoso sorvete de baunilha.

Fotos Italia7

Pra fechar nosso ‘Italian Tour’, fomos na nosso velha conhecida Pizzaria Sempre. Essa pizzaria foi indicada pela nossa corretora e há uns 3 anos atrás e desde então, vira e mexe estamos batendo cartão lá. Eu aaammmoo pizza, mas não é qualquer pizza que me agrada, tem que ter sabor, muito sabor. Na Sempre, a pizza é daquelas bem fininhas, feitas no forno de pedra. O Cris pediu a preferida de calabresa e linguiça toscana; Luísa foi numa estilo havaiana; e eu na de presunto cru com alcachofra. Sim, alcachofra na pizza. Parece estranho mas é muito bom.

Fotos Italia8

Esse foi nosso mês italiano, bambino! Que venha março e a próxima cozinha! Ah! Estaremos de férias por duas semaninhas na Pátria Amada. Acho que a culinária desse mês será mineira…rsrs. Tô brincando, vamos apresentar um outro país nesse mês. Aguardem! Buon Appetito!

Esta entrada foi publicada em Coisas que gosto de fazer, Comida, Projeto Gourmet. ligação permanente.

Uma resposta a Terra Nostra – Culinária Italiana – Mês 2

  1. Pingback: Projeto Gourmet – Mês 3 – Culinária Etíope | Minas Canadá

Deixe uma Resposta

