R.E.S.P. – Economizando para a educação dos filhos

Aqui no Canadá, a escola é garantida gratuitamente até o segundo grau (high school). A partir daí a educação é paga, e posso disser que bem paga. Este alto custo da educação superior é um dos grandes motivos pelo qual muitos jovens começam suas carreiras profissionais com uma dívida na casa dos CAD$40.000 (empréstimo estudantil). Diferente do Brasil onde a grande maioria dos jovens trabalham e estudam ao mesmo tempo, os canadenses, dedicam 100% do seu tempo aos estudos, não restando muito tempo para que eles possam trabalhar (exceto nas férias e as vezes finais de semana).

O RESP (Plano Registrado de Poupança para Educação) vem justamente para ajudar as famílias a planejar a educação universitária de seus filhos. Como o nome diz, o RESP é uma poupança que os pais abrem no nome da criança com o intuito de pagar cursos pós segundo grau (College, Universities, Trade Schools, etc).

resp_education_savings_tip

A grande diferença de uma RESP para uma poupança qualquer é que o governo do Canadá também contribui. É através do programa chamado CESG (Canada Education Savings Grant), ao qual o governo contribui 20% para a poupança (tendo o limite de CAD$500 anuais por filho e limite de CAD$7200 total por RESP, com algumas exceções para famílias com baixa renda). Além do CESG, para as famílias de baixa renda, o governo ainda tem um adicional no CESG e também o CLB (Canada Learning Bonding).

Através da RESP, os pais podem contribuir ao teto máximo de CAD$50.000 por criança.

Exemplo:

Se você contribuir $2.500/ano ou $209/mês (Jan a Dez) e sua renda familiar é:

Acima de $87.907, então o governo contribui 20% = $500/ano (2.500×20%)

Entre $43,953 e $87,907, então o governo contribui 30% nos primeiros $500, e 20% no restante $2.000 = $550/ano (500×30% + 2.000×20%)

Menor que $43.953, governo contribui 40% nos primeiros $500, e 20% no restante $2,000 = $600/ano (500×40% + 2,000×20%)

Vale ressaltar que não existe valor mínimo para contribuir. Os valores do exemplo acima são para se ter o benefício total do governo, mas se você contribuir menos, ainda assim o governo entrará com seu %.

A RESP pode ser aberta em bancos, credit unions, mutual funds companies, investment dealers e scholarship plan dealers. Basta levar o número SIN seu e da criança. São 3 tipos de opções de RESP: Individual, familiar e grupos. Cada instituição financeira e plano tem seus prós e contras. Vale pesquisar no CANLEARN, para o que mais se encaixe no seu perfil de investidor. No CanLearn você também encontra todos os detalhes de o que fazer se caso a criança não necessitar ou não utilizar seu RESP.

Esta entrada foi publicada em Banco / Finanças, Educação, Estudos. ligação permanente.

Uma resposta a R.E.S.P. – Economizando para a educação dos filhos

  1. Natalie diz:

    Olá, muito bacana a informação. Sempre escutamso falar dessas poupanças de estudos para criancas em filmes americanos, mas não sabia como isso funcionava na prática. Muito interessante o post.

    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s