Cozumel – México

No final do ano passado, resolvemos dar uma escapada e curtir uma praia para fugir um pouco do inverno daqui. Após fazer algumas pesquisas online, decidimos ir para uma região do México que tínhamos gostado bastante – a península de Iucatã.

Já tínhamos visitado a região em 2012, mas desta vez resolvemos ficar na ilha de Cozumel.

Cozumel é uma pequena ilha que fica localizada a 20 kms de distância de Playa del Carmen (45 minutos de ferry) e 75 kms de Cancún. Apesar de bem pequena, a ilha possui um aeroporto internacional, e nosso voo foi direto entre Toronto-Cozumel (super conveniente). A ilha possui cerca de 90 mil habitantes e a rodovia que circula a ilha tem uns 62 kms de extensão. A ilha é super famosa entre os mergulhadores, pois ao sul da ilha fica localizado a segunda maior barreira de corais do mundo (perdendo somente para a australiana). Andando pela ilha você verá a enorme quantidade de empresas especializadas em mergulho.

A ilha não possui tanta opção de resorts como na Riviera Maya, mas mesmo assim não foi fácil decidir em qual ficar. Optamos pelo Parc Royal Cozumel (super indicação dos meus primos que tinham hospedado meses antes). O resort é bem pequeno, porém bastante aconchegante. É o tipo de resort que nos primeiros dias você já reconhece todo o pessoal que trabalha (alguns até começaram a me chamar pelo nome…rsrsrs). São somente 2 restaurantes a la carte e 1 buffet. Você tem a opção de jantar nos a la carte todos os dias, basta fazer a reserva até 3pm da tarde do mesmo dia (super tranquilo). Não tivemos do que reclamar com a comida e serviço em nenhum dos restaurantes. Ainda mais arrastando meu espanhol, sempre éramos super bem tratados (éramos os brasileños-canadienses rsrs).

Parc Royal Cozumel

A praia do resort é literalmente um ovo, então se você está buscando uma praia enorme para fazer caminhada na areia, este não é o seu resort. Fazíamos nossa caminhada no calçadão e íamos ate o centro da cidade (uns 2kms) para fazer alguma comprinha, tomar um sorvete ou café. O hotel não possui wifi gratuito, então íamos ao Starbucks do centro para estarmos conectados com o mundo.

Praia do resort, ao fundo tem uma área demarcada para snorkel

Shopping  à 2km onde tem Starbucks, Hard Rock Cafe e lojinhas de souveniers

Shopping à 2km onde tem Starbucks, Hard Rock Cafe e lojinhas de souveniers

O que fizemos por lá:

Muita gente deve querer bater na gente, mas não fizemos nenhum mergulho durante nossos 7 dias de estadia. Fizemos snorkel quase todos os dias, mas mergulho de cilindro continua na nossa wish list. Fora do resort fizemos somente 2 dias de passeio. Os outros 5 dias foram dedicados a curtir o resort mesmo (alias pagamos para isto):

Explorando a ilha: Alugamos um carro ($50) e tiramos um dia inteiro para dar uma volta completa na ilha e explorando diferentes lugares por nossa conta (paramos em algumas praias e também visitamos o Parque Punta Sur).

IMG_0173 IMG_0190

Parque Punta Sur

Xcaret: Tiramos um dia inteiro para irmos conhecer o Xcaret (parque que reune diversas atividades como nadar com os golfinhos, piscinas naturais, praia, cenotes, rios para fazer snorkel, etc..). Saímos bem cedo de Cozumel, pegamos o ferry ate Playa Del Carmen e de lá uma van nos levou ate a entrada do parque. O parquet é enorme e um dia não será suficiente para conhecer tudo, portanto selecione o que realmente gostaria de fazer antes mesmo de chegar por lá.

Viagem Cozumel Dez 2013 Viagem Cozumel Dez 20131

DSC04104 DSC04105

DSC04124 DSC04167

E para fechar o dia no Xcaret, eles apresentam um espetáculo em uma arena para ate 6 mil pessoas. Tudo muito organizado e bem feito.

IMG_0317 IMG_0381 IMG_0400

Esta entrada foi publicada em Viagens. ligação permanente.