Quanto mais canadense eu me torno, mais brasileira me sinto

Juramento

Juramento

Hoje juramos à Rainha. Sim, muito, muito felizes. Um grande sonho realizado e um dos nossos objetivos conquistado. Um trajeto que não podemos dizer que foi tãoooo longo; até achávamos que demoraria mais tempo.

A cerimônia foi legal e organizada (bem canadense…rs). O juiz nos surpreendeu com um estilo bem humorado e descontraído, mas dando a importância merecida para esse momento tão sublime. Pra começar, o juiz é um imigrante da Polônia! E isso é uma das coisas que mais admiro nesse país: o multiculturalismo. Essa palavra significa muito mais que muitas raças juntas; significa pessoas de opiniões e crenças diferentes (e até opostas) que se respeitam e assim constroem uma comunidade forte e saudável. Imagine que salada divertida: a seriedade de um russo, junto com a espontaneidade de um jamaicano, misturada com a delicadeza de um chinês e uma pitada de curry do indiano. Pronto! Acabo de definir o Canadá.

A certidão

A certidão

Voltando ao assunto do juiz, ele nos contou um pouco da sua história desde sua chegada aqui em 1983. Nada diferente da maioria dos imigrantes. Sem muita grana, um inglês bem fraco e um monte de diplomas nas costas, acabou começando sua carreira como motorista de taxi. Depois de muito esforço e dedicação, 30 anos depois ele é juiz e tem a honra de proferir cidadania a imigrantes como ele. História bacana, né? E bem inspiradora também. E é exatamente isso que espero do país: oportunidades. Eu dou o melhor de mim e em contrapartida o país me dá o melhor dele. Simples assim. Quanto mais eu dou, mais eu ganho.

Hino

Hino

Voltando à cerimônia e ao juiz de novo, tudo durou cerca de duas horas. Confere documentos, o juiz faz pequenos discursos, faz o juramento, entrega-se a certidão de cidadania, fotos, canta-se o hino e mais fotos. O juiz super disponível e brincalhão tirou fotos com todos os novos cidadãos.

DSC03864

Assim, saímos de lá com um papel timbrado com nosso nome e um brasão dourado, carta de “boas-vindas ao time” e assinatura do Primeiro Ministro e com uma frase no coração: Se tornar cidadão de uma nova pátria é como um casamento. Você escolhe seu noivo e se casa com ele, mas nunca deixa de amar sua mãe. Frase do Ministro de Alberta, citada pelo juiz hoje.

E assim termino o meu post. Tendo a certeza que meu amor pelo Brasil cresce a cada dia mais, mas que hoje, resolvi me casar com o Canadá🙂 . Se esse amor é para sempre?!? Bem, isso vai depender se nós dois vamos querer que seja (eu e o país)

Yess!! Ouiii!!

Yess!! Ouiii!!

“Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Esta entrada foi publicada em Processo, Sentimentos. ligação permanente.

17 respostas a Quanto mais canadense eu me torno, mais brasileira me sinto

  1. Pati diz:

    Ai, meu Deus… pq q eu fui ler esse post no trabalho? Agora estou chorando aqui!!! rsrs
    Lindo post. Emocionante!!!
    Fico imaginando como sera esse momento… amei as fotos, e AMEI as palavras do Ministro de Alberta!!!
    Espero que vcs tenham um longo e feliz casamento com o nosso querido Canada!

  2. Keke diz:

    Eu nem precisava comentar o quanto torço por vocês né! Me encho de orgulho de acompanhar seu caminho e ver como você a cada dia mais e mais conquista seus objetivos e supera até mesmo seus sonhos … Feliz demais com o “novo casamento” bjo grande p vc e Aline… Queridos afilhados!

  3. Parabéns! Muitas felicidades… Nós estamos também chegando lá, logo, logo. =)

  4. Get Away diz:

    Parabéns pela conquista!!!

  5. Nicole diz:

    Uau! Adorei isso tudo! Parabéns aos meus mais novos amigos canadenses.🙂 Bjs, Nicole

  6. Fernanda Almeida diz:

    Nossa!!
    Parece q foi ontem a partida de vcs e já estão com nova cidadania! Demonstração do esforço e dedicação.Tô mto feliz por vcs, Parabéns!
    Nós os seguimos daqui de braços abertos! Forte abraço.

  7. Nilza diz:

    Parabéns meninos. Felicidades.

  8. Ninha diz:

    Oi gt, que alegria no rosto !!!!!!! Tambem, eh uma super etapa, ne??
    Parabens….. Muito muito legal.
    Abracos Ninha

  9. parabens!!! =) Que seja um casamento duradouro hahahaha !

Deixe uma Resposta

