Teste para Cidadania Canadense

Esta semana tivemos uma grata surpresa. Quando menos esperávamos, recebemos a carta do governo nos convocando para fazer o teste da cidadania canadense e conferência dos nossos documentos. Como comentamos aqui no blog anteriormente, aplicamos para a cidadania em Janeiro e pensamos que somente seríamos chamados para fazer a prova no ano que vem, mas para nossa alegria🙂, eles nos convocaram “antes” do esperado (pelo menos antes do que nós esperávamos..rsrsrsrs).

É claro que nem tudo são flores e como não estávamos esperando esta convocação por agora, não tínhamos estudado práticamente NADA :-0 e para “piorar”, eu abri a carta no domingo dia 20 de outubro e a data da prova era 23 de outubro… Isto mesmo, nos restavam somente 3 dias para estudar (NO PANIC kkkkkk). 

passport

Pelo que lia na internet e conversando com amigos, geralmente eles mandam a carta com pelo menos 2 semanas de antecedência da data do exame, mas este não foi o nosso caso. À principio pensamos em ligar e adiar a prova (o que parece ser uma opção), mas pensamos bem e resolvemos que iríamos estudar intensamente nestes 3 dias e fazer a prova no dia programado. No domingo mesmo, depois que abri a carta, já devorei o livro e comecei a fazer diversos testes simulados online e vi que apesar de ser muito conteúdo, não era tão difícil assim. Estudar sobre o país que você escolheu morar é prazeiroso e não foi nada tedioso. Depois vou fazer um post com algumas descobertas que fizemos quando estávamos estudando.

E como é o teste?
São 20 perguntas na prova e você tem que acertar 15 (75%) para ser aprovado. Você tem 30 minutos para fazer (tempo mais do que suficiente). O conteudo é o que está no discover canada book que eles te mandam junto com a confirmação de que seu processo de cidadania foi aberto. 

E como é o processo no dia da prova? 
Na carta que o escritório de imigração envia, como sempre, eles são bem claros e detalhistas. Eles já avisam que o processo pode durar umas 4 horas (no nosso caso foram quase 3 horas ao todo). Não adianta chegar muito cedo, mas recomendo chegar uns 15 minutinhos antes. Eles colocarão todo mundo que fará a prova em uma sala grande e chamarão um por um para conferir os documentos e atualizar alguma coisa se tiver mudado (emprego, telefone, endereço, etc). Este processo dura somente uns 10-15 minutos, mas você precisa esperar que todo mundo da sala seja verificado para que todos começem a prova juntos (super justo, mas é ai que está a demora. Aproveitamos para fazer uma revisão final e relaxar).

Quando a conferência de todos terminar, eles explicarão como o teste funciona e os 30 minutos começam a contar. Tiveram candidatos que não gastaram nem 10 minutos para terminar a prova. Realmente o teste é bem tranquilo para quem estudou e fez os simulados online.

Para nossa grata surpresa, o pessoal que estava aplicando nossa prova pediu para que quando terminássemos a prova, esperássemos do lado de fora, pois eles ja iriam falar se tínhamos passado na prova ou nao🙂 Assim que saímos da sala, rapidinho eles já nos chamaram em um cantinho e disseram que tínhamos sido aprovados (ebaaa) e que dentre umas 2-3 semanas receberemos uma carta nos convocando para a cerimônia (ebaa

Vou deixar aqui os simulados que usamos e achamos super úteis:

http://www.citizenshipcounts.ca/quiz

http://www.citizenquiz.com/

Agora é aguardar a cartinha com a data da nossa cerimônia

“God keep our land, glorious and free, O Canada, we stand on guard for thee”… Já temos que ir treinando para cantar o hino e jurar a rainha🙂

Esta entrada foi publicada em Processo. ligação permanente.

5 respostas a Teste para Cidadania Canadense

  1. Rodrigo Ferreira Almeida diz:

    Aline e Cristiano, Parabéns por mais esta conquista na vida de vocês, que Deus continue derramando bênçãos em suas vidas.
    Sucessos. ……
    Um grande abraço.
    Rodrigo e Família.

  2. Marilene Ferreira diz:

    Cris e Aline que benção meus irmãos!! Fico muito feliz por ver os filhos de Deus prosperando em todas as áreas da sua vida, principalmente em outra Nação! Depois de jurar e cantar o hino, só comemorar!! Gratidão a Jesus!

  3. Nilza diz:

    Cris e Aline, Parabéns; que Deus esteja sempre com vocês.
    Um grande abraço.

    Nilza

  4. isabellaglaf diz:

    Parabéns !!!! Espero daqui um três anos ser a próxima! Curto o blog de vcs, foi aqui que encontrei o medico de BH para fazer meus exames. Moro em Kelowna BC. Parabéns novamente pela cidadania!

  5. Carlos diz:

    Parabéns Casal pela Grande Vitória !!!!
    A cidadania é uma grande conquista, que nos leva a ter um olhar mais minucioso sobre a palavra Gratidão, pois uma oportunidade como esta dada aos estrangerios que chegaram ao Canadá há pelo menos 03 anos, é simplesmente Maravilhosa, só posso dizer uma coisa:
    OBRIGADO CANADA.
    Um abraço
    Carlos Henrique

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s