Processo compra casa Canada

É claro que cada um tem uma experiência diferente no processo de compra da casa própria, mas vou relatar como foi o nosso processo de compra da casa aqui no Canada:

Escolha do corretor: É super importante escolher um corretor que seja de sua confiança, pois sua casa provavelmente será o maior investimento que você fará. Muitos brasileiros optam por ter um corretor brasileiro, para facilitar a compreensão de todos os novos termos e passos no processo da compra. Nós acabamos tendo uma corretora canadense mesmo, pois já trabalhavamos com ela durante estes 4 anos de aluguel e temos uma boa afinidade com ela. Além do mais, ela ja conhecia nosso gosto e o que nos agradaria ou nao (isto pode salvar bastante tempo em ficar visitando casas).

Pesquisa no MLS: MLS é o sistema de listagem de casas aqui no Canada e é importante fazerem uma pesquisa no MLS para terem uma noção de quanto será a casa do jeito que você está procurando e na região que você deseja morar. Pode ser que você nao tenha condições financeiras para comprar a casa do seus sonhos AINDA🙂

Solicitando pre-aprovação no banco: Antes de começar as visitas às casas a venda, é importante irem ao banco e solicitarem uma pre-aprovação do financiamento (a não ser que você já tenha todo o dinheiro para comprar a vista). Esta aprovação geralmente é válida de 90 a 120 dias, e ela inclusive garante o % do juros que irá pagar (vale negociar os juros, pois os bancos estão sempre competindo entre si pelos clientes e eles sempre conseguem baixar um pouco o %). Pesquise bem sobre as diferenças e vantagens/desvantagens de cada opção. Você pode inclusive ter um broker que faz toda a pesquisa para você e te ajuda nesta parte financeira. Nós optamos por um banco que não trabalha com brokers externos, mas eles nos ofereceram um % super bom.

Criando filtro no MLS: Em uma das primeiras conversas com o seu corretor, ele vai fazer uma entrevista com você para saber seu wish list (sua lista de coisas que voce gostaria na casa) e também definir a região que estará procurando. Quando todos os critérios estiverem definidos, todos os dias você receberá um email com todas as casas que se encaixam no seu perfil e caso goste de alguma, é só pedir o seu corretor para marcar uma visita.

Fazendo uma oferta: Se você foi visitar uma casa e realmente gostou tanto da casa que gostaria de fazer uma proposta/oferta, seu corretor te levará para o escritório dele e ele vai fazer uma pesquisa para te mostrar se o valor que está sendo pedido na casa é correto/justo. Os corretores têm acesso a vários detalhes sobre a compra e venda de todas as casas, com isto verá quando as casas foram vendidas na vizinhança e por quanto foram as transações. Ele inclusive te falará por quanto os atuais donos compraram a casa e há quanto tempo estão no imóvel (vocês poderão talvez até ver fotos antigas da casa dos antigos listings dela). Achei isto super legal, pois te dá mais confiança se está pagando um valor justo. Feita a pesquisa, seu corretor irá preparar a documentaçao para você. Basta você simplesmente assinar🙂

A oferta foi aceita: Pode ser que tenham algumas idas e vindas de papelada na oferta (aumento ou diminuição de valor, data de posse, clausula…). Normalmente uma das clausulas da compra é dar um valor de depósito em 24/48 horas do fechamento do negócio (este valor será deduzido do seu down-payment (entrada). Aqui em Ontario o mínimo é 5% de entrada para quem está comprando a casa pela primeira vez)

Fazer inspeção da casa: Uma das cláusulas super importante de ter no contrato é que a compra está condicionada a uma inspeção técnica. Seu corretor te dará todas as dicas e se você não conhecer um profissional de confiança, ele te indicará. No nosso caso, nós fomos juntos no dia da inspeção e o técnico nos mostrou tudo e explicou o funcionamento de tudo e como devemos proceder (no verão liga isto, no inverno desliga isto e liga isto… haja detalhes viu, mas vamos aprendendo). 

Achando um advogado: Assim como o corretor, procure um advogado de sua confiança (nós pegamos uma indicação de amigos nossos e também nao tivemos problema algum). O advogado é a pessoa que irá cuidar de todas as documentações de transferência do imovel e irá recolher o restante do dinheiro da entrada e te entregará as chaves da sua casa no dia do fechamento do negócio. Ele tambem cuida de toda a comunicação com o advogado dos vendedores e te informa se tem qualquer problema com documentação, seja da casa, do banco ou seguro.

Normalmente entre o dia da compra da casa até o fechamento do negócio, as pessoas pedem 30, 60 ou 90 dias. No nosso caso foram 60 dias. São tantas coisas que pagamos para o advogado (closing costs), que nem vou listar aqui, é só pesquisar na internet que tem todos os detalhes. Seu corretor ou advogado pode listá-los para você também com detalhes. Mas reserve pelo menos uns 2% do valor da casa para os closing costs. Se for a primeira vez que está comprando uma casa no Canada, o governo te dará alguns descontos e beneficios. 

Vou ficar por aqui, pois este post já ficou gigante… Apesar de muitos detalhes, o processo não é complicado não.

home sweet home

Semana abençoada para todos🙂

Esta entrada foi publicada em Casa, Compras, Processo. ligação permanente.

10 respostas a Processo compra casa Canada

  1. Ah … Parece que isso está tão longe de nós ainda !!! Mas estamos sempre olhando os imóveis🙂

  2. Oie Cristiano!!!

    Parabéns por sua nova casa!! Este é um passo bem importante e eu diria até bem arriscado também! Que Deus abençoe seu novo lar e lhes dê bastante felicidade aqui nas terras geladas.

    Dá uma olhada em nosso blog. Tem um post também sobre a compra de nossa casa.

    http://schultz-canada.blogspot.com/2012/09/como-comprar-uma-casa-no-canada.html

    Abração e a Paz
    Igor Schultz
    http://www.schultz-canada.blogspot.com

    • Cristiano diz:

      Olá Igor, tenho acompanhado o blog de vcs🙂 Realmente a compra da casa é um grande investimento e precisa ser feito com bastante cautela. abs,

  3. Pati diz:

    Obrigada pelo post! Ainda falta um bom tempinho para eu dar esse passo, mas eh bom ja estar por dentro do assunto, ne?
    Vcs comentaram que o banco com o qual vcs fecharam ofereceu uma % boa. Vc se importa em me dizer qual o banco e qto eh considerado uma boa taxa?

  4. Maria Aldeni diz:

    Cristiano,
    Morar no Canadá é meu sonho… batalho por isso, infelizmente no ano passado quando eu estava iniciando o processo para solicitar o visto residente permanente eu tive um diagnóstico de CA de mama, agora estou em tratamento, já na última fase ‘radioterapia”, se Deus quiser logo estarei apta para focar no processo de imigração. Mesmo morando no Brasil e sem ter cidadania Canadense, eu posso comprar uma casa no Canada? e tendo moradia própria lá posso solicitar o visto de residente permanente?

  5. Romulo diz:

    Olá amigos,

    o site de vcs é 10!! tem sido muito util para mim, que pretendo imigrar ano que vem (se tudo correr bem no FSW).

    Também tenho intenção de morar em Mississauga, me parece um local adequado para quem chega em terras canadenses.

    Se pudessem fazer novos posts a respeito, com dicas de bairros, e preços seria bem legal!

    forte abraço,

  6. Adriana diz:

    gistaria de saber se posso comprar um imovel ai morando ak no Brasil como property investiment

  7. marcos ribas diz:

    estou pensando em comprar uma casa no Canadá, com a finalidade de mudar-me, arrumar emprego e me estabelecer neste país. Poderia me dizer se a compra de uma casa, sem financiamento bancário, me daria o direito de viver no Canadá??? Outra situação que penso é que devo escolher uma casa onde as facilidades de encontrar um emprego sejam mais fáceis e reais. Poderiam me indicar onde está mais fácil de arrumar um emprego como engenheiro agrônomo ou engenheiro de segurança do trabalho (safetywork)??? abraços

    • Cristiano diz:

      Oi Marcos, Comprar uma casa no Canadá não te dá o direito de automaticamente morar aqui. Dê uma pesquisada no site do governo canadense (www.cic.gc.ca) pois existem várias opções de vistos para quem tem interesse de viver aqui. Abs, Cristiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s