Imposto de Renda

Assim como no Brasil, nesta época precisamos fazer nosso imposto de renda aqui no Canadá (Income Tax). Este é o quarto ano que fazemos nosso imposto de renda aqui no Canadá e resolvi ter o desafio de fazê-lo sozinho.

iStock_taxform_584

No Brasil, sempre fiz meus impostos de renda junto com meu pai. Nós dois somos contadores e sempre fazíamos juntos. Aliás meu pai fazia de mais uma galera🙂. Já aqui no Canadá, no primeiro ano eu aproveitei os benefícios do governo canadense e fiz meu imposto de renda gratuitamente em uma das agências que proporcionavam este benefício (vejam aqui os detalhes). Nos dois anos seguintes, também fiz meus impostos de renda gratuitamente com uma amiga imigrante. Mas como disse, este ano resolvi não incomodar minha amiga e sim fazer sozinho o Income Tax.

Exitem vários softwares que você pode escolher para fazer seu imposto de renda. Os que mais ouvi falar aqui em Toronto são Ufile, Turbo tax e o H&R Block. Eu optei pelo Ufile. Os preços variam de acordo com a necessidade do seu imposto de renda (quanto mais “complicado”, mais caro será o software). Eu optei pela versão online mesmo do Ufile e achei super simples de se preencher tudo. Todos os documentos que devem ser lançados no imposto de renda tem uma numeração de cada quadrinho, então você sabe que valor lançar em qual lugar. Realmente não tem erro, é somente prestar bastante atenção se está digitando os números corretamente e pronto.

Depois que você termina de preenchar todos os dados no programa, você terá um resumo se você terá que pagar o governo mais imposto ou se terá restituição. Ai o passo seguinte é enviar o arquivo, que o software gera, para o governo (veja aqui os detalhes de como enviar eletrônicamente). Você tem a opção também de imprimir e enviar via postal, porém o governo tem incentivado a todos a enviar online, pois realmente é bem simples, facilita a vida do governo e você recebe sua restituição mais rapidamente🙂 (além de ser ecologicamente mais correto)

Fica aí a dica e não se esqueçam que o prazo para enviar seu imposto de renda aqui no Canadá vai até o dia 30 de Abril.

Esta entrada foi publicada em Banco / Finanças. ligação permanente.

6 respostas a Imposto de Renda

  1. Ludmila diz:

    Oi Cristiano, sou Ludmila, amiga da sua prima (“Pituxa”rs) Aline. Meu marido está aí em Mississauga a trabalho e estou indo amanhã. Ela disse pra eu entrar em contato com vocês pra saber os melhores programas, e se vocês quiserem encontrar brasileiros, é só combinar…rs

  2. Waleska diz:

    Olá! tenho andado muito pelo seu Blog, super mega útil! gosto do jeito como vocês escrevem! Eu e meu noivo estamos nos preparativos (iniciais nível 0, rs) para imigrar, mas tem que começar a partir de algum ponto não é? Iniciei um blog, e acredito que nos ajudará assim como tem sido um ótimo auxílio poder ler outros blogs interessantes como o seu! Vou colocá-los na minha lista de blogs que sigo, ok? canadaplanob.blogspot.com.br
    Obrigada!!!

  3. Karla diz:

    Olá, tenho uma dúvida! Estamos com uma proposta e estamos analisando os números… O imposto é deduzido mensalmente como no Brasil ou é deduzido anualmente? Obrigada!! Abraços.

    • Cristiano diz:

      Olá Karla, se você for funcionária de uma empresa, o imposto será deduzido diretamente da sua folha de pagamento, mas caso você tenha a sua própria empresa, você tem outras opções de pagamentos. Vale a pena dar uma conferida no site do CRA (Canada Revenue Agency).

  4. Marcos Paredes diz:

    Eu fiz minha restituição dos anos de 2011e 2012 pelo taxback.com, mandei as cópias do T4 e do passaporte para eles com os formulários que você baixa do site em português, depois só esperei e depositaram o reembolso do CRA direto na minha conta. Não lembro quanto foi a taxa deles mas não foi caro e não deu trabalho nenhum, então recomendo.

  5. Pingback: Bolsa Família Canadense | Minas Canadá

Deixe uma Resposta

