Canal do Panamá

Como comentei no post anterior, uma boa alternativa para utilizar as 12 horas de conexão da Viagem BH-Toronto é fazer uma visita ao Canal do Panamá. Nosso taxista/guia nos cobrou $55 dólares americanos para o passeio que incluiu nos levar e trazer de volta do Canal (são aproximadamente 40 minutos de viagem até o Canal saindo do nosso Hotel e 50 minutos do aeroporto) e ainda fez um pequeno tour conosco pela cidade (detalhe que ele nos acompanhou durante toda a visita e comentava/explicava muita coisa. Isto foi bem legal).

Canal do Panamá

O Canal do Panamá foi construído pelos americanos (após tentativa frustante dos franceses) e teve sua construção concluída em 1914. A área do Canal era território americano até 31 de dezembro de 1999, quando foi finalmente transferido o poder para o governo Panamenho, que é o atual administrador do Canal.

A visita ao Canal do Panamá dura em média 2-3 horas e é composta por 3 partes/etapas: Museu, vídeo (que conta a história do Canal. Uns 15 minutos) e mirante para as eclusas (onde podemos ver os barcos fazendo a travessia do Oceano Atlântico para o Pacífico e vice-versa). A entrada para fazer a visita é de $8 (tem alguns pacotes mais baratos, mas recomendo fazer o passeio completo).

Durante a passagem dos navios pelas eclusas, são estes carrinhos aí que puxam os gigantes.

Para vocês terem uma ideia da mina de ouro que é o Canal, por dia passam em média 30 navios e cada um deles transporta em média 5000 containeres a um valor por atravessia de $82 dólares por container de 20′ e $74 se o container estiver vazio (30x5000x82 = $12 milhões e 300 mil) Isto por DIA!!!  É claro que passam navios menores também e este valor é menor, mas mesmo assim… É um belo faturamento que deve render um belo lucro para o governo local.

O governo Panamenho está construindo a expansão do canal, com novas eclusas, que permitirão a passagem dos chamados super navios (12.000 containers) e a inauguração está prevista para 2014, quando o Canal celebrará seu centenário.

Mas como funciona o Canal?

O Canal tem uma extensão total de 81 quilômetros e o objetivo de sua construção era encurtar a viagem dos navios entre oceanos Atlântico e  Pacífico ( e que encurtamento, vejam o video abaixo que vocês vão entender). Como os rios pelo qual os navios navegam estão acima do nível do mar, foram construídas eclusas que elevam o navio a altura do rio e posteriormente abaixam os navios a altura do mar novamente. As eclusas utilizam a água para fazer esta elevação ou rebaixamento do navio. Vejam o video abaixo que mostra como o Canal funciona.

Funcionamento do Canal para elevação dos navios

 

Trajeto dos navios no Canal

Fica ai a dica.

Boa semana para todos.

Esta entrada foi publicada em Viagens. ligação permanente.

2 respostas a Canal do Panamá

  1. A nossa conexão foi de 7 horas e só vimos o vídeo do canal dentro do aeroporto mesmo.\

    Gostei da dica para a próxima viagem!

    Ah, num dos meus voos consegui a tela de vídeo individual!

  2. Érica diz:

    Achei seu post por uma foto do mapa do Panamá, gostei muito! Tenho vontade é de fazer um cruzeiro que passe pelo Canal, acho que o passeio tb seria legal. Muito legal o post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s