CPIM

Acho que ainda não comentei aqui sobre a certificação CPIM (Certified in Production and Inventory Management), então este post vai especificamente para os profissionais de supply chain.

Quem já está aqui no Canadá ou tem pesquisado vagas por aqui, percebe que o mercado de trabalho no Canadá dá muito valor aos profissionais com certificação. É um grande diferencial se você tiver no seu curriculum uma certificação de peso.

O CPIM é um certificado da APICS e é um dos mais recomendados/renomeados se sua área de atuação é gestão de materiais e produção.

Para se obter a certificação CPIM é necessário ser aprovado em 5 provas que são:

– Basics of Supply Chain Management

– Master Planning of Resources

– Detailed Scheduling & Planning

– Execution Control of Operations

– Strategic Management of Resources

O conteúdo é bem extenso para cada módulo, mas é possível estudar por conta prova e fazer as provas. Eu optei por fazer os cursos mesmo, já que não sou tão autodidata assim. Fiquei um tempo parado com minha certificação (tinha feito o primeiro módulo em 2009 e não tinha prosseguido) mas agora estou de volta e espero concluir no primeiro semestre do ano que vem. Semana passada fiz a prova do segundo módulo e fui aprovado, então agora faltam 3 módulos para concluir e obter minha certificação.

A grande diga para o novo imigrante é que a Microskills tem um programa chamado SCAPE (Supply Chain Awareness Program for Employment) em que você tem o direito a fazer o primeiro módulo da certificação GRATUITAMENTE ( é claro que existe um processo de seleção, mas se você é um profissional com experiência em supply chain deverá ser aprovado sem problema). Foi através deles que fiz o primeiro curso e prova e recomendo. Deem uma olhada no link que coloquei para o SCAPE e liguem lá para confirmar se ainda é assim.

Pois é, a vida do imigrante não é fácil não🙂 mas no final tudo dá certo🙂

Boa semana para todos!

Esta entrada foi publicada em Estudos, Trabalho. ligação permanente.

5 respostas a CPIM

  1. Cesar diz:

    Um passinho de cada vez e indo longe. Parabéns pela prova.

    E a vida segue…

  2. Marcelo diz:

    Ola Cristiano, td bem?
    Você ja trabalha na área de Supply Chain?
    Terminei minha faculdade de Adm e ja estou pesquisando para fazer uma especialização. Portanto estou buscando infos sobre a certificação CPIM. Trabalho na área de planejamento de produção e creio que seguir no ramo de logística seria o mais óbvio/viável para minha carreira.

    Se vc tiver mais infos sobre a aceitação dessa certificação no mercado e o quanto ela representa no CV em termos de valorização do profissional que a possue, por favor me envie.

    Abs
    Marcelo (Brazilis)

  3. Liana diz:

    Olá! Encontrei o blog de vcs só agora e já estou devorando! Adorei este post, sou de TI, SAP SCM e falta a ultima pra eu me tornar Cpim! Estudo por conta pois prefiro sabe, que bom saber que é reconhecida por ai!! Um abraço e boa sorte na próxima!!

  4. Pingback: Final de Ano « Minas Canadá

  5. Pingback: Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE | Minas Canadá

Deixe uma Resposta

