Commute

Bem, como o Cris falou no último post sobre como ele vai para o trabalho, resolvi compartilhar minha experiência também. Infelizmente, não tão feliz assim como a dele:( Pra mim, só falta pegar barco pra chegar no trabalho.

Pois bem, o meu trajeto é contrário do Cris. Moramos em Mississauga e trabalho em Toronto. O Cris vai pro Noroeste e eu pro Sudeste, literalmente o oposto. São 45 km aproximadamente para chegar e muitos, muitos sinais e rodovias em construção, o que significa mais de 2 horas para chegar. Já fiz várias pesquisas para achar o melhor custo-benefício e ainda estou experimentando alguns trajetos. Minha opção inicial tem sido pegar um bus que para aqui pertinho de casa, descer na primeira estação de metrô já em Toronto e pegar o metrô até o meu serviço que tem um estação coladinha lá. Esse trajeto gasta 1hora e 40 minutos de manhã quando não tem nenhum incidente/acidente. Pra voltar são 2 horas e 15 minutos. Pode ficar com dó, gente. É muito tempo, eu sei, mas é que como estamos em fase de transição e adaptação, estou fazendo esse esforço durante esse período. Ontem, fiz um teste voltando do trabalho. Ao invés de pegar o busu, resolvi voltar de trem (GO Transit). Então, peguei o metrô e fui até a estação do centro da cidade; lá pego um trem (trem mesmo) que me deixa na estação mais próxima de casa e ainda peguei um busão pra terminar o trajeto. A estação de trem é 20 minutos à pé de casa, mas vem cá fazer esses 20 minutos com sapato, casaco, bolsas e frio – se tornam 3 horas de pesadelo! e olha que nem chegou o friozão ainda, hein? Enfim, gastei 1 hora e meia pegando todos os meios de transporte disponibilizados pela cidade… é ou não é de chorar?? Ah, e ainda gastei muitos dinheirinho$$ porque o trem é mais que o dobro do preço da passagem do busão.😦 E ainda tem vários outros detalhes que não contei, porque senão eu sei que iria receber várias mensagens dizendo pra eu voltar pro Brasil (rsrs…), mas o bom de tudo isso é que estou trabalhando🙂 e melhor ainda: num lugar que estou gostando muito. Já são 9 meses lá e tenho me sentido muito bem. Teoricamente, meu contrato acaba final de dezembro desse ano e já surgiram alguns “talvezes” para o ano que vem, mas nada certo. Então, não quero contar com o ovo ainda na galinha – o jeito é orar e orar e pedir à Deus uma direção certa. O ideal seria eu trabalhar aqui perto de casa, claro, mas preciso confessar que procurar emprego é uma das coisas que menos gosto de fazer – e também uma das coisas que eu e o Cris mais conversamos/discordamos. Isso já é assunto pra outro post…

Pra aproveitar minhas 4 horas de viagem diária, tiro uma soneca, leio um livro, converso no telefone com minha mãe e ainda sobra tempo pra olhar pro horizonte.

A propósito, a palavra “commute” é um termo usado aqui e significa viagem diária – que é o que eu faço diariamente.

Uso todos os meios de transporte acima, porém minha sensação é estar andando em uma 

Esta entrada foi publicada em Trabalho. ligação permanente.

4 respostas a Commute

  1. Cesar diz:

    Pior do que o seu, só os meus 60 quilômetros todo dia pra trabalhar.

    E a vida segue…

  2. Não é fácil! Pelo menos a leitura está em dia!

  3. Olá pessoal,

    Me chamo Thiago Mattos e organizo um metablog sobre blog de brasileiros no Canadá: http://vivernocanada.wordpress.com/

    O metablog é meu TCC em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e gostaria de entrevistá-los para que a história de vocês e deste blog também possa estar presente nessa espécie de coletânea.

    Peço que me escrevam para thmattos arroba gmail ponto com caso tenham interesse em participar.

    Desde já agradeço a atenção,

    Thiago Mattos.

  4. Eliana diz:

    Oi Aline,
    Não deve ser fácil mesmo, mas por aqui a coisa não está diferente, imagine se vc morasse em SP e tivesse de pegar o trem/ busão/ metrô daqui e ficar igual sardinha em lata todo dia pelas mesmas 2h….Isso sem falar no medo dos assaltos etc…
    O trânsito aqui também está um caos, com a economia em crescimento, tem muito carro na rua e o pior é que não tem investimento nas ruas e estradas como tem aí. E os buracos no asfalto?. Quando estive aí, só vi um, e ainda assim estava todo cercado, provavelmente para ser concertado no dia seguinte.
    Ando todo dia cerca de 120km na Rodovia Anhanguera, que de Rodovia só tem o nome pois de tanto carro chega a parar por várias vezes, então, não se cinta só, pois vc tem companhia…..
    Abraço,
    Eliana Paris

Deixe uma Resposta

