Novos Desafios

Como a Aline comentou em um post anterior, desde o mês passado estou trabalhando em outra empresa, e com isto, meu tempo tem ficado bem escasso (processo de aprendizagem intenso novamente :-)).

Já estou indo para minha 3 empresa em 1 ano e meio de Canadá (pois é, muita coisa em tão pouco tempo). Todas as 3 propostas vieram em momentos que não podia recusar, e sou eternamente grato a Deus por tanta benção, mas agora espero criar um pouco mais de raiz.

Quando chegamos no Canadá, a falta da famosa “Canadian Experience” é o que faz com que muitas portas não se abram, aliás, faz com que o telefone nem toque muito; aplicamos para milhares de vagas e quem disse que recebemos o retorno esperado!? Se tivermos “sorte” recebemos uma ligação para uma ou outra vaga (há suas exceções, é claro). É neste começo de construção da nossa vida profissional no Canadá, que nos perguntamos se realmente vamos vencer e conseguir nosso lugar ao sol (são tantas barreiras: competição, língua, falta de experiência canadense, falta de conhecimento do mercado, etc..).

No meu caso, este período de busca foram de exatos 5 meses; considero até um tempo pequeno se comparado a pessoas que passam anos sem conseguir se encaixar na sua área de trabalho. Por isto, quando vier (futuros imigrantes), venha com reservas para se manter por pelo menos o 1° ano. E se tiver que aceitar uma vaga que esteja a um nível inferior ao qual você tinha no Brasil, use esta oportunidade para fazer contatos e construir o seu networking por aqui.

Quando cheguei no Canadá, meu primeiro trabalho foi um part-time fazendo inventário para empresas em toda Toronto (não considero este emprego na lista dos 3 que comentei no inicio do posto, pois não era na minha área propriamente dito). Este era um trabalho que nunca pensei em fazer quando estava no Brasil (orgulho, preconceito, salário, etc…), mas foi através deste trabalho que consegui minhas primeiras referências (é claro que minhas qualificações foram cruciais, pois não basta ter os contatos, tem que ter bagagem também). Quando mostramos atitude e disposição, geralmente somos reconhecidos rapidamente. Em menos de 1 mês neste trabalho eles já me colocaram em um cargo de supervisão, mesmo não sendo um emprego que eu queria, mas ali já era um começo.

Mas por que estou falando tudo isto? Para deixar um incentivo aos futuros imigrantes. Tenho que dizer que o começo não é fácil, mas a partir do momento que a primeira porta se abre e você adquiri a famosa experiência canadense, muitas outras portas começam a se abrir e acabamos competindo de igual para igual com os canadenses.

A cada dia nos perguntamos se ainda voltaremos a viver no Brasil (esta é uma pergunta complicada). Somente o tempo irá dizer, mas posso dizer que estamos MUITO felizes com a nossa vida no Canadá. Desafios e momentos difíceis teremos em qualquer lugar do mundo que resolvermos viver, mas trocar a estrutura que temos aqui, com a estrutura do Brasil, é competição desleal (ainda mais quando paro para ver o jornal nacional).

Estaremos em off por um tempo, já que temos visitas chegando hoje… IUPIII…

Abs,

Cristiano

Esta entrada foi publicada em Novidades, Trabalho. ligação permanente.

2 respostas a Novos Desafios

  1. Cesar diz:

    Vocês são um exemplo pra mim. Estou em algo que não gosto, não é minha área, mas sigo firme porque sei que quando menos esperar, minha persistência será recompensada.

    E a vida segue…

  2. Clayton Miranda diz:

    Olá Primos!
    Nossa, que bom ler tantas notícias boas! Realmente a perseverança e o bom preparo são requisitos essenciais para o sucesso, e nesses dois pontos vocês dão um show de bola.
    Parabéns!
    E os visitantes, como vão? Aposto que curtindo muito…rs
    Em off Cris, por aqui, às vezes, em conversas com seu pai, temos a impressão de que se ele pudesse simplesmente escolher, ele não teria problema em passar um ano ou dois por aí! rs
    Mas será que ele daria conta do Inverno?? Uhm…será!? rsrs
    Dona Emília e Seu Zé mandam um forte abraço.
    Saudade de vocês!
    Clayton Miranda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s