GMAT

Se você tem o objetivo de fazer um MBA aqui no Canadá, é bem provável que você terá de fazer o GMAT. Mas o que vem a ser o GMAT? GMAT é a sigla para Graduate Management Admission Test. O GMAT é a prova em que as escolas de mestrado em business exigem como parte do pacote da aplicação para o mestrado.

As notas do GMAT variam de 200 a 800 pontos e em média as faculdades exigem pelo menos média de 500 pontos. Já para as escolas mais conceituadas esta pontuação sobe para no mínimo 600 pontos.

A prova é dividida em 3 partes:

– Escrita (AWA writing) 60 minutos para 2 redações: 1 redação em que você deve analisar um problema exposto (30 minutos) e 1 redação onde você deve analisar um argumento (30 minut0s). Esta parte da prova é a que menos impacta na sua média geral, mas não deve ser ignorada, pois se você for mau aqui, sua média cairá.

– Quantitativa (Math) 75 minutos para 37 questões (média de pouco mais de 2 minutos por questão): Entre as 37 questões, aproximadamente 15 são de “data sufficiency” (você deve analisar se os dados apresentados são suficientes para resolver o problema. Você não precisa resolver o problema, somente saber se é possível chegar a um resultado) e 22 questões de “problem Solving” (nesta parte sim você deverá chegar a um resultado).

– Gramática (English, chamada de verbal) 75 minutos para 41 questões (média de menos de 2 minutos por questão): Aproximadamente 13 questões de compreensão de texto, 16 questões de correção de sentença (sentence correction) e 12 questões de “critical reasoning”.

Desde janeiro tenho estudado para a prova e confesso que não tem sido nada fácil. Tenho estudado por conta própria através de um livro da escola Kaplan (escola que prepara estudantes para diversos testes) e tenho gostado bastante do material. É bem auto-explicativo e tem várias dicas. Meu objetivo é fazer um curso presencial também, mas somente no segundo semestre quando estiver mais familiarizado com o estilo da prova.

Uma boa dica para quem está se preparando, é fazer o simulado que a Ryerson aplica gratuitamente (o próximo será no dia 16 de abril e estarei lá, novamente). Dá para ter uma base de como será a prova, verificar como você está em relação ao tempo (que é bem curto) e ver onde você precisa estudar mais.

E é claro, não poderia deixar de comentar de que a melhor fonte de informação sobre a prova é o próprio site do GMAT. Lá você encontrará  também 2 simulados e outras tantas informações.

Agora é estudar bastante e tirar a pontuação que preciso para o curso que já escolhi.

Cristiano

Esta entrada foi publicada em Estudos. ligação permanente.

2 respostas a GMAT

  1. Cesar diz:

    Pelo jeito não é nada fácil mesmo. Estamos na torcida pra que tudo dê certo pra você.

    E a vida segue…

  2. Joao Fabio diz:

    Oi,
    Muito bom o post. Goste bastante e va me ajudar muito.
    Oque eu gostaria de saber é o custo de um MBA no Canadá, pois eu li que a educação para imigrantes é em acessivel.

    Obrgiado desde já.

    Joao Fábio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s