Primeira semana: desabafo, recomeço, expectativas, aprendizado

Pois é, hoje fez uma semana que comecei a trabalhar na minha área e já tenho muuuita coisa pra compartilhar. Confessemos: a primeira semana de trabalho é horrrrríveeelll!! Se vc ainda não passou por isso, vou explicar porque é tão ruim assim:

– TELEFONE: quando um telefone toca, vc não sabe se é o seu ou o do vizinho; vc não sabe seu número de telefone muito menos sua extensão; quando ele toca pela primeira vez, seu coração bate acelerado, vc pensa em mil possibilidades de como atender o telefone e acaba atendendo de maneira errada, como consequência, não entende o nome da pessoa, não sabe qual cliente está ligando e muito menos sabe transferir a ligação; tenta falar o mais baixo possível para que ninguém ouça as bobagens e vacilos que vc está falando.

– COMPUTADOR: óbvio que vc não sabe a senha, onde estão os arquivos principais e como acessa o servidor; não sabe seu endereço de e-mail e em alguns casos (como no meu), tenho mais de um endereço (um para cada cliente que estou trabalhando – é estranho, mas é assim que eles funcionam)

– COMPORTAMENTO: vc evita fazer qualquer tipo de barulho, evita ir muito ao banheiro, chega 15 minutos antes e sai 15 minutos depois do seu horário para não chamar atenção; age sempre de maneira extremamente educada.

– COMIDA: Hábito ruim do canadense é comer em 15 / 20 minutos na sua mesa de trabalho. Eu não gosto disso, me sinto desconfortável e pressionada a comer rápido. Quando não levo minha marmitinha, saio andando pela rua procurando um lugar BBB (bom, bonito e barato). Às sextas-feiras, todos almoçam juntos na mesa de reunião.

– REUNIÕES: Eles adoram uma reunião!! Tudo é motivo pra uma reunião, seja interna ou externa. Ah! E uma reunião tem que ser marcada com antecedência, mesmo que seja com o seu colega do lado. Eles usam uma ferramenta do Outlook pra enviar um convite para uma reunião e vc pode aceitar, recusar ou alterar o que quiser. Outra coisa, é que antes e após reuniões, existem pautas e atas (o que eu adorei! Pq assim fica fácil de vc saber o que vai ser discutindo, vai direto ao ponto e depois da reunião, cada um sabe o que foi conversado e qual sua tarefa). Assunto completamente novo pra mim (sei que algumas empresas no Brasil já usam isso, mas pra mim é novo) a tal da conference call. Todo mundo tem um super aparelho telefônico na sua mesa que é capaz de fazer ligações para 3, 4, 5 pessoas ao mesmo tempo e termos uma reunião ali mesmo, sem movimentar um dedinho pra rua! Fantástico! Economiza tempo e dinheiro, o único problema é que pra mim ainda é difícil entender tuuudo de uma conference call…😦 Quando a gente olha o rosto da pessoa, fica mais fácil entender, né? Mas tb é pq eu ainda tô “boiando” nas reuniões…. Peguei o bonde já andando em tudo, então, os primeiros dias são pra me situar o que está acontecendo… Quando não entendo alguma coisa, apenas dou um sorriso :)… como ajuda!!

– PERGUNTAS: É claro que existem várias, mas eu não vou soltar todas de uma só vez…. então, de vez em quando, faço umas meio “idiotas”… paciência, eu preciso de saber onde é o banheiro, como abrir um programa, qual o meu horário de almoço, etc… Quando é assim, dou o famoso sorriso amarelo…🙂

– TAREFAS: Nos 2 primeiros dias, nem telefone eu atendi (ainda bem!). Assim, fiquei fazendo uns servicinhos de estagiário, tais como, tirar xerox, cortar tickets, fazer tabela no Excel com nome de clientes, etc… Aí vc percebe que tá todo mundo trabalhando igual gente grande e vc se sente um Zé Mané, um João Ninguém e de vez em quando dá um de João Sem Braço quando lhe convém…

Enfim, começar de novo… é isso aí! O essencial é ser humilde e reconhecer que vc precisa mais escutar do que falar… Tenho aprendido muita coisa, principalmente em termos de organização, mas isso é assunto pra outro post.

Apesar de tudo isso, tô muuuito feliz!!

SOBRE ANSIEDADE… (6/6)
Mateus 6:34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Esta entrada foi publicada em Trabalho. ligação permanente.

3 respostas a Primeira semana: desabafo, recomeço, expectativas, aprendizado

  1. Parabéns pelo emprego!
    No BR que a gente ja sabe como é tudo no começo já é ruim na primeira semana imagina no Canada hehe
    Continue firme e aprenda bastante!

  2. Carlos diz:

    Excelente post…. o começo é bem por aí mesmo!

  3. Paola diz:

    e … recomecar e sempre assim. ate mesmo quando mudamos de emprego dentro do mesmo pais. imagine so em outro pais com outra lingua! mas vc esta indo bem, como vc disse humildade e a chave do sucesso!
    boa sorte e triunfe!
    beijos, paola

Deixe uma Resposta

