Trabalho: Canada x Brasil

Depois de 01 mês de trabalho em minha área, acho que já dá para tirar algumas conclusões:

– Trabalha-se menos horas no Canada, porém com maior qualidade: No Brasil trabalhava de 08:00 às 17:30 e no Canada trabalho de 08:30 às 16:30, sendo que o volume de serviço é bem parecido (acho até que aqui é mais tranquilo no geral);

– Temos menos férias no Canada😦 No Brasil temos 01 mês de férias e aqui depende da empresa para qual se trabalha. A minha, por exemplo, até 5 anos de empresa, temos 2 semanas de férias (fala sério né, isto não é nada, principalmente para quem quer passar um tempinho com a família no Brasil e ainda curtir uma prainha), de 5 a 10 anos de empresa tem-se 3 semanas, de 10 a 20 anos de empresa 4 semanas e acima de 20 anos 5 semanas;

– O povo aqui responde email 24/7 (24 horas por dia, 7 dias na semana). Acho até que alguns são assim no Brasil tb, mas aqui não se assuste se seu chefe te mandar um email pelas madrugadas e esperar uma resposta rápida :-0 nunca ví tanta gente viciada em text msg nos seus Blackberry e Iphone; Tem inclusive uma compradora que está de FÉRIAS esta semana, mas toda hora chega um email dela sobre trabalho;

– Na minha empresa, na hora do almoço, parece que está acontecendo uma conferência mundial. São tantas línguas diferentes no refeitório, que é até engraçado. Meu departamente já é bem “diferente”, se é que posso chamar assim aqui, pois NENHUM dos 9 compradores nasceu no Canada, fora que 2 compradores chineses trabalham diretamente com fornecedores na China e dá-lhe chinês na minha orelha.  Como não tem nenhum brasileiro na minha empresa, meu companheiros de almoço são 2 vietinamitas, 1 venezuelando e 01 de Honk Kong. Me deu saudade dos meus companheiros de almoço na Fiasa (Coelho, Dario, Mendes, Márcio Leandro, Renato).

– Ainda no assunto almoço, aqui temos somente 30 minutos de almoço, fora que na minha empresa não tem refeitório e nem restaurante perto (podem parar de reclamar ai viu moçada da Fiasa), então estou a base de marmita mesmo🙂 Coitada da Aline viu, eu sou uma negação na cozinha e ela fica tendo que preparar nossa comida, não é fácil.

– Trabalhava em uma grande empresa no Brasil e tínhamos equipamentos de primeira, mas aqui assustei até com a máquina de Xerox (um monstro de máquina). Manda até email por ela. Fora alguns itens de material de escritório que eu fico pensando quem inventou…rsrsrsrs… Uma borrachinha para colocar no dedo para passar folhas mais facilmente (nunca tinha visto). Outra borrachinha para colocar em lápis e caneta para não ficar escorregando (frescura). Estratores de grampo mais esquisitos possíveis… O povo aqui é cheio de “frescuras” e ai de nós se falarmos..rsrsrs…

É isto ai, vou juntando os fatos e depois conto mais aqui🙂

p.s.: Vale sempre resaltar que esta é a MINHA experiência, sendo que isto pode variar de pessoa e empresa.

Esta entrada foi publicada em Trabalho. ligação permanente.

7 respostas a Trabalho: Canada x Brasil

  1. Parabens pelo blog!
    Bacana saber como são as coisas por ai!

    Tudo de bom!

  2. Claudia diz:

    Muito interessante o seu post, assim , mesmo sendo uma experiencia pessoal , fica claro algumas diferenças entre o Brasil e o Canadá.

    Obrigada.. pois queremos imigrar e qualquer tipo de informação no momento é muito importante.

    até mais

  3. marina diz:

    sempre bom ler este tipo de informação!!!
    obrigada e boa sorte!!!!

  4. César diz:

    Adoro esses posts que falam sobre o dia-a-dia. Muitas das coisas que importam estão nesse tipo de impressão. Valeu pelo post.

    E a vida segue…

  5. Rogerio diz:

    Realmente o ambiente de trabalho Brasil/America do Norte e completamente diferente. Aqui nos EUA tambem se trabalha menos horas, mas tambem nao se tem tantos dias de ferias (2 semanas, e olhe la!!) Os feriados sao contados nos dedos, e os “gadgets” sao inumeros e muito convenientes, apesar de no Brasil acharmos ate frescura.
    Obrigada por responder nosso post, e por visitar nosso pequeno blog! Temos muita intencao de ir para Toronto, portanto toda dica e informacao serao muito bem-vindas!
    Abracos
    Paloma e Rogerio

  6. Michelle diz:

    Olá
    Achei o blog de vcs pesquisando sobre imigração. O blog é muito legal! Parabéns! Vi que são evangélicos, que bênção! Que Deus os abençoe cada vez mais e que sejam luz aí em Toronto! Visitem meu blog também… http://www.guiemi.blogspot.com
    Abraço,
    Michelle.

  7. Marco diz:

    Meu nome é Marco e devo chegar em Vancouver em Julho deste ano.

    Já trabalhei no exterior uma vez e sei que as pessoas são mais focadas no trabalho comparando com o Brasil. Gostaria de saber qual o padrão para ligações pessoais no trabalho, paradas para cafezinho ou fumar e etc.

    Muito obrigado.

    Abraços,

    Marco

Deixe uma Resposta

