Programas do governo canadense (parte 02)

Outra coisa MUITO importante, além da língua que já falei no post anterior, é se encaixar no mercado de trabalho canadense. E para aqueles que sempre tiveram sua vida profissional em outro país, descobrirá que as coisas aqui são bastante diferentes: formato do résumé, maneiras de se aplicar, como se portar (aqui literalmente vc precisa se vender para o entrevistador), etc…

Posso dizer que quando cheguei aqui, sabia que meu résumé não estava lá perfeito, mas mesmo assim achei que estava bom. Então nos primeiros dias me apliquei para muitas vagas e quem disse que aparecia alguma coisa 😦 Neste meio tempo e com minhas pesquisas anteriores, comecei a pesquisar o tipo de programa do governo canadense que mais se encaixaria para o meu perfil e também para as minhas necessidades… os programas variam em todos os aspectos, indo de workshops de 1 dia à programas que duram meses e quem sabe anos dependendo da profissão. Alguns tem um CO-OP (estágio muitas vezes não remunerado no final), mas a melhor fonte de pesquisa dos programas é o próprio site do governo, apesar de que sempre é bom ter a referência de alguém que fez o programa e o que achou (no meu caso o Fábio que havia feito anteriormente me indicou). Nem sempre podemos julgar um livro pela capa, right!!

Só tenho coisas boas para falar do progama que optei, foi o NOW program (já comentei sobre ele há alguns posts atrás). É um curso de 3 semanas full-time (de 09:00am até 04:00pm) e que tem o objetivo de preparar profissionais qualificados que vem de diversos paises para o mercado de trabalho canadense. Para participar do NOW program (que aqui em Toronto o curso é na Christe and Bloor na TDSB – Toronto District School Board), muito tranquilo para quem está próximo ao subway, é preciso que alguma agência do governo te dê a referee para o NOW, fui ao COSTI do Dufferin Mall, mas poderia ser o Career Foundation ou outra agência tb. Para maiores informações, liguem no próprio NOW e conversem com a Linda (416) 393-0350, ela terá o maior prazer em te ajudar, não somente ela, mas todos lá.

E não pensem que acabou o programa, acabou seu contato com o NOW, eles te acompanham até você arrumar seu primeiro emprego na sua área. Digo eles, mas assim que você começa o programa, vc tem uma job developer que vai te auxiliar no que for possível. Eu mesmo estou diariamente em contato com minha job developer para indicações, sugestões e next steps. Minha job developer é a Naglaa, uma Egípcia MUITO gente boa, que tem se esforçado bastante para me ajudar ao máximo, isto é muito legal….

E abaixo a foto do meu grupo no programa:

DSC08428

Great Group

Espero ter ajudado alguma coisa com estes dois posts…

Esta entrada foi publicada em Estudos, Pesquisas, Trabalho. ligação permanente.

3 respostas a Programas do governo canadense (parte 02)

  1. César diz:

    Você não imagina o quanto nos ajudou. Valeu mesmo.

    E a vida segue…

  2. Ninha diz:

    Nossa, adoramos as indicações.
    Nós ja andamos vendo a respeito do NOW e com certeza ele ja esta escalado para fazermos. Primeiro o Do e posteriormente eu o farei, pois ficarei com a nossa filha uns 6 meses no LINC, ou até menos. Sabes dizer se no NOW eles possuem childcares, ou algum outro programa?
    Andamos pesquisando tb a respeito do skills for change , o que tb ouvimos falar super bem.

    É isso aí, parabéns para vcs e continuem nos dando as informações necessárias e importante na vida de um recém chegado.

    Abraços

    Ninha e Dodo

  3. Pingback: Mercado de Supply Chain em Toronto – UPDATE | Minas Canadá

Deixe um comentário