Programas do governo canadense (Parte 01)

Os próximos dois posts serão com o intuito de ajudar um pouco a vida dos novos imigrantes que chegarem aqui no Canadá, mais especificamente em Toronto, pois as vezes ficamos perdidos com tanta informação e possibilidades.

Antes de chegar em Toronto fiz DIVERSAS pesquisas na web e também conversei com algumas pessoas que já estavam aqui, mas posso dizer uma coisa, quando chega seu momento de imigrar, sempre é unico e tem suas particularidades…  Já ouvi diversas histórias sobre o landing, por exemplo, desde “trágicas” (que não conseguiram efetuá-lo) a das mais fáceis/engraçadas (que não tiveram que apresentar nada ao oficial).

Em si tratando de cursos, realmente as opções parecem até que não tem fim, mas é preciso focar bem, pois apesar do grande leque de cursos, somente temos 24 hours a day, e precisamos trabalhar também né!!

Com relação ao Inglês, basicamente são 3 opções: ESL (English as a Second Language), LINC (Language Instruction for NewComers) e ELT (Enhanced Language Training), clique aqui para ver as escolas vinculadas:

ESL – Tanto eu quanto a Aline tivemos experiências com ESL e posso dizer que não gostamos muito (mas pode ser que não tivemos “sorte”, pois nossos grupos eram muito grandes e meio que desnivelados). Para o ESL, paga-se uma taxa de +/-CAD$40 por aproximadamente 3 meses de aula de segunda à sexta, de 3 a 6 horas por dia. Realmente o valor não é nada. Para fazer o ESL, basta estar com a documentação (Permanent Resident Card, que pode ser ainda o provisório e o passaporte) e você faz o teste na própria escola que você preferir.

LINC – Achamos o programa mais estruturado e para que você possa fazer parte, você precisa fazer um teste no YMCA antes (é bom ligar com antecedência pois a agenda deles é sempre lotada). O curso é totalmente bancado pelo governo canadense e eles ainda proporcionam day-care para as crianças e 1 token por dia para transporte (se não estiver trabalhando e morar longe da escola). As aulas também são normalmente de segunda a sexta de 09:00am a 02:30pm ou de segunda a quinta de 06:00pm às 08:30pm. O governo canadense proporciona o LINC até o nível 7, que posso dizer que já é um bom nível de inglês.

ELT – A partir do nível 6 do LINC, você pode optar por fazer o ELT que é um curso de inglês mais voltado para a sua area de atuação em si. No meu caso, iria começar a fazer um ELT na área de business administration, mas como acabei de fazer o NOW program e foi MUITO bom, optei por focar em outras coisas neste momento (mais na minha área de supply chain mesmo). Vale a pena pesquisar bem, pois tem ELT em bastantes áreas e o curso deve ajudar bastante com as famosas buzz words.

Realmente as opções aqui são das mais variadas possíveis, então temos que prestar bastante atenção e buscarmos aquilo que realmente precisamos no momento.

No próximo post vou falar sobre os cursos para se preparar para o mercado de trabalho canadense…

Esta entrada foi publicada em Estudos, Pesquisas, Processo. ligação permanente.

2 respostas a Programas do governo canadense (Parte 01)

  1. Danielle diz:

    Excelente post
    Vou procurar saber sobre estes programas em Calgary, espero ja poder fazer ESL ao inves de Linc🙂

    Tudo de bom

  2. César diz:

    Já tô aguardando o próximo post. Excelente.

    E a vida segue…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s