Em comum

Descobri que existem coisas que são universais; 3 delas são: Comida, sorriso e gentileza. Não importa de onde vc veio, que língua vc fala ou qual religião vc segue, a questão é que todo mundo gosta de comer; não resiste a um sorriso sincero e gosta de quando alguém o ajuda. Vou explicar isso melhor:

Comida: No meu último dia de curso, fizemos uma “festinha” e cada um levou algo típico da sua terrinha. Pois bem, já contei a história do pão de queijo, mas o mais bacana é que nessa festinha que foi comemorada às 11h da manhã, tinha de tudo de todo lugar, e como ninguém sabia comer as coisas estranhas que estavam sobre a mesa, o pessoal misturou tudo num prato só. Gente, vcs precisavam de ver que miscelânea!! Macarrão filipino, banana frita (eles acham que isso aqui é um prato!!), rolinho primavera, broa de fubá (tinha outro brasileiro), meu pão de queijo, um tipo de linguiça gigante, flocos de arroz (era pra ser a sobremesa…), um prato do Japão que eu não arrisquei a comer pq parecia um olho de cabra (tô falando sério!!!), bolos e várias outras coisas mais que não consigo me lembrar. Agora, pensa bem tudo isso misturado! E tava todo mundo achando tudo muito bom e conversando e rindo… A comida ajunta as pessoas, sem sombra de dúvida!

Sorriso: Em qq lugar que vc vá, as pessoas vão te receber bem se vc der um sorriso (as educadas, é claro!). Como muitas vezes eu não entendo o que as pessoas querem dizer ou então estou precisando de um favor e não sei dizer como, nada como um grande sorriso pra conseguir o que quero. Sorriso é mundial! Quando vc vai conhecer alguém, para uma entrevista de emprego, para pedir ajuda ou desculpas ou até mesmo pra falar ao telefone, a gente precisa sorrir. Ele é o nosso cartão de visitas! Abre e fecha portas como ninguém. Um sorriso sincero diz muita coisa sobre a pessoa… Acho que o que eu tenha mais feito no Canadá é sorrir! E como isso tem me ajudado…

Gentileza: Ser cortês com as pessoas em momentos que elas menos esperam é melhor que receber um big presente. Tb já falei das palavrinhas mágicas que são básicas no nosso vocabulário e agora vou falar das atitudes. Li uma frase no meu novo curso de inglês que diz assim: “Atitude é uma coisa bem pequena que faz uma GRANDE diferença.” E eu concordo com isso. Hoje mesmo, eu estava voltando do supermercado empurrando meu carrinho de compras quando de repente eu me deparo com uma escada enorme para descer ao metrô (essa estação não tem acesso por elevador nem escadas rolantes…). Toda sem jeito, fui descendo com o carrinho, as compras balançando, meus braços já doendo, quando de repente, ficou bem levinho: eu pensei, ou eu tô viajando na maionese e achei que ficou mais leve ou as compras cairam no chão e eu tô só empurrando o carrinho. Nem uma nem outra coisa. Uma moça muito gentil simplesmente levantou a parte da frente do carrinho e continuou descendo. Ela nem me perguntou se eu precisava de ajuda, simplesmente pegou e saiu carregando, tava na cara que eu precisava de ajuda…. Para agradecer, eu quase dei a ela uma abóbora (era o que estava mais fácil no carrinho….rsrs), eu queria dar alguma coisa em troca e aí me lembrei do sorriso… ah! Dei um grande sorriso e usei a palavrinha mágica (Thank you so much!). Não teve erro, ela me devolveu com um outro sorriso e disse “De nada”, como quem quer dizer, “Não fiz mais que minha obrigação.” Só eu sei o quanto ela me ajudou…

Em suma, se vc não conhece a pessoa ou não fala a língua dela, dê um sorriso, convide-a para comer algo juntos ou seja gentil. Com certeza, a pessoa se lembrará de vc um dia.

Hoje foi só filosofia, depois escrevo coisas mais práticas…

Esta entrada foi publicada em Coisas que gosto de fazer, Sentimentos. ligação permanente.

7 respostas a Em comum

  1. Taty diz:

    Hehehe… tá certíssima… na França as pessoas sempre nos ajudavam com as malas cambaleantes de lá pra cá no metro….

    e outra q eu adicionaria… faça com os outros o que vc quer q façam com vc….

    beijocas

  2. Danielle diz:

    Falou tudo!
    Como di num adesivo de carro… um belo sorriso abre muitas portas, procure seu dentista srsrsr
    Mas eh verdade, estas coisas sao universais.

    Tdo de bom pra vcs, contem com minha torcida pra tudo

    Danielle

  3. Chocólatra diz:

    Verdade! Imagino o self service que foi essa refeiçao muticultural! rs
    Deus abençoe o começo de vida!
    Abraço

  4. Ninha diz:

    Puxa vida, esse picnic foi no minimo curioso. Eu sou comilona e provaria de tudo um pouco, rs.

    Quanto ao fato de ser educado e cortes eu concordo em tudo. Nada como uma ajuda, seja no que for, para nos mostrar o quanto precisamos fazer mais tambem.
    Esse conceito eh incrivel e nos faz perceber quao valioso eh ajudar ao outro.

    Adoro quando leio coisas assim, pois fico aqui olhando p/ lados e percebendo o quanto precisamos crescer pois acredito que consciencia muda muita coisa.

    Um abracao e um SORRISAAOO !!!! rsrsrsrs.

    Ninha

    PS: Desculpe pela falta de acentos.

  5. larissa diz:

    Adorei, adorei. Eu sempre costumo falar aqui em casa q. gentileza e respeito nunca é demais.
    Abraços

  6. Márcia diz:

    Lininha, se vc já era uma pessoa boa, sempre atenta às ‘pequenas’ coisas que fazem a diferença, vai melhorar ainda mais. E viva o sua alegria e otimismo sempre presentes!

  7. César diz:

    Esse trio realmente é infalível e confirmada sua importância nas terras geladas.

    E a vida segue…

Deixe uma Resposta

